Edição 174 Outubro/2013

Portabilidade

Portabilidade: descubra as vantagens

Assim como fez Wilson de Figueiredo, da Ditec, participantes do PREVI Futuro podem trazer recursos de outros planos de previdência para melhorar a aposentadoria

Foto de abertura - 1...

Wilson de Figueiredo abriu os olhos e descobriu que estava perdendo uma ótima oportunidade. Funcionário na Diretoria de Tecnologia do BB, em Brasília, contribuía tanto para o PREVI Futuro quanto para um plano de previdência aberta. Com 42 anos, ele conta que mantinha esse outro plano como uma poupança previdenciária adicional para melhorar o rendimento de aposentadoria. Só que se deu conta de que podia adotar uma estratégia melhor.

Depois de seis anos de contribuições para o plano aberto, Wilson portou os recursos acumulados para a PREVI. “Além de ter toda a confiança na solidez da PREVI, percebi que ela vinha conseguindo rentabilidades melhores do que o plano onde eu aplicava”, explica.

Mas as vantagens não se limitam à rentabilidade dos investimentos. Wilson percebeu que estava perdendo uma excelente oportunidade de turbinar seu saldo de conta no PREVI Futuro, uma vez que poderia usar o valor que direcionava para a previdência aberta para fazer a contribuição de evolução na carreira (2B). “Eu podia fazer a contribuição de evolução de carreira (2B), mas estava desperdiçando essa chance. Passei a contribuir para a PREVI com mais 5% do salário, além da contribuição básica de 7%, e esse valor ainda dobra com a contrapartida do Banco, algo impossível de obter na previdência aberta”, diz.

Tradição e rendimento

Wilson não é o único a aproveitar os benefícios da Portabilidade para aumentar seu saldo de conta no PREVI Futuro. Alguns meses depois de passar no concurso do Banco do Brasil e aderir à PREVI, Anderson Pacheco decidiu trazer os recursos que tinha no fundo de pensão da empresa onde trabalhava.

Com 30 anos de idade e um longo período de acumulação pela frente, Anderson conta que não tinha muita informação sobre a PREVI antes de entrar para o Banco, mas gostou do que viu. “Decidi engordar meu saldo de conta de aposentadoria em um só lugar, aliando tradição e bom rendimento”, resume.

Garantido por lei

O instituto da Portabilidade está garantido por lei e foi incluído no regulamento do PREVI Futuro aprovado em 2010. Os recursos são transferidos diretamente de um plano de previdência para outro, sem transitar pela conta corrente do participante, e não há cobrança de Imposto de Renda sobre a transação.

Só podem trazer recursos de outros planos para a PREVI participantes ativos no PREVI Futuro que estejam efetuando regularmente suas contribuições mensais, mesmo que tenham se desligado do Banco. Também é preciso verificar com a entidade de origem se há algum prazo de carência que impeça a transferência imediata dos recursos.

O participante terá direito a portar toda a sua poupança previdenciária. É preciso observar, no entanto, que não basta querer trazer o dinheiro de outros planos para exercer a Portabilidade. Por lei, alguns tipos de fundos não podem ser portados. Para saber mais detalhes sobre o assunto, acesse o site PREVI.

Se quiser ter uma ideia de quanto será o acréscimo no seu benefício de aposentadoria ao trazer os recursos de outro plano para o PREVI Futuro, consulte o Simulador de Renda no Autoatendimento do site. Qualquer que seja sua escolha, aumentar o saldo de sua conta de aposentadoria é um dos fatores mais importantes para conseguir um benefício melhor no futuro. E quanto mais tempo esses recursos ficarem no Plano, maior será a rentabilidade acumulada sobre eles. Por isso, lembre-se de que a Portabilidade é um direito. 

Portabilidade

Mais Vistos

INDEX