Edição 174 Outubro/2013

Bem-estar

Coisa de pele

Segundo especialistas no verão o cuidado com a pele deve ser redobrado e o uso do protetor solar deve ser feito todos os dias

Evidentemente, o verão também exige cuidados especiais com o maior órgão do corpo humano: a pele. E a primeira recomendação dos especialistas é o uso do filtro solar. Diariamente. Não apenas na praia ou à beira da piscina. “Se você está de camiseta ou com uma roupa decotada andando na rua, está tomando sol”, diz a dermatologista Márcia Linhares.

174 - VIDA BOA - marcia linhares.jpg

“O excesso de sol sem proteção causa envelhecimento precoce da pele, lesões pré-câncer e até câncer de pele”, continua Márcia. O filtro, recomenda ela, deve ter fator de proteção de, pelo menos, 30 FPS, e deve ser reaplicado a cada duas horas. “Se mergulhar na água ou tomar uma chuveirada, reaplique”, diz.

Os calvos não devem esquecer o protetor na cabeça e, de preferência, devem usar chapéu ou boné ao sair ao sol, porque a pele da cabeça é muito fina. “Também é comum as pessoas se esquecerem de passar o protetor em algumas áreas que são muito expostas, como os pés e as orelhas”, alerta Márcia.

Idosos e crianças devem tomar cuidados especiais. “Para eles, o filtro deve ser mais espesso, com fator de proteção maior, de 50 ou 60 FPS, encontrado nos filtros do tipo Kids ou Baby”, explica Márcia.

A dermatologista lembra também que a hidratação não deve se limitar à ingestão de líquidos. “Depois do sol, é preciso hidratar bem a pele”, diz Márcia. “Isso vai manter por mais tempo o bronzeado e evitar o ressecamento e as manchas.” Para os idosos, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. “A pele fica mais frágil com a idade, e o ressecamento pode causar coceira. E ao coçar, o idoso pode romper pequenos vasos sanguíneos, causando manchas conhecidas como púrpura senil”, diz. Para quem está fazendo tratamentos estéticos, Márcia recomenda evitar o uso de cremes muito ácidos ou de técnicas mais agressivas, como lasers abrasivos ou peelings químicos profundos.

Também convém evitar passar o dia inteiro com roupa de banho molhada, algo muito comum em cidades litorâneas, onde as pessoas esticam a praia, emendam com um chope no bar e só voltam para casa de noite. Acontece que o calor e a umidade estimulam a proliferação de fungos que podem provocar micoses e outras doenças de pele.

Como se vê, o verão saudável depende de nós. Ninguém precisa se queimar ou se machucar na estação. É só usar o bom senso e aproveitar o calor.

Curta Dica

bem estar -saude o maior dos prazeres.jpg

Saúde: O Maior dos Prazeres,

Paulo Gusmão (All Print Editora)

O nutrólogo fala de mudança e hábitos e mostra que saúde é questão de bem-estar, não um dever de casa.

bem estar- nigella verao receitas.jpg

Nigella Verão: Receitas Leves e Deliciosas,

Nigella Lawson (Ediouro)

A famosa chefe de cozinha britânica ensina 150 receitas especiais para a estação mais quente do ano.

 

Mais Vistos

INDEX