Edição 168 Dezembro/2012

recursos do plano

BRF Brasil Foods: gigante do setor

Com faturamento líquido de R$ 25,7 bilhões em 2011, a Brasil Foods está entre as maiores empresas globais de alimentos em valor de mercado

gestao- brf.jpg

Em 30 de outubro, a PREVI realizou a quarta edição do Programa de Visitas. Na ocasião, 14 aposentados e pensionistas conheceram as plantas da BRF Brasil Foods, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A empresa, na qual a PREVI possui 12,18% de participação, nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício em 2009, a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A BRF atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e produtos lácteos, com marcas consagradas. E responde por mais de 9% das exportações mundiais de produtos à base de proteína animal, sendo a única companhia brasileira com rede de distribuição em todo o território nacional.

Recebidos pelo executivo de Relações com Investidores, Bruno Meniquetti, os participantes conheceram as estruturas de uma das granjas, da fábrica de margarinas e o centro de distribuição da empresa, em Uberlândia. “A Brasil Foods já nasceu grande. Com mais de três mil produtos em portfólio, nosso objetivo, após a fusão [em julho de 2011], é construir uma sólida multinacional brasileira do setor de alimentos, motivo de satisfação e orgulho para nossa equipe”, explicou Bruno, revelando a felicidade de receber representantes de um investidor tão importante. “É um prazer receber aqui um grupo tão seleto. Esse tipo de ação traz transparência para a relação entre investidores e empresas participadas”, avaliou.

Omar Borges, 62 anos, dos quais 28 deles dedicados ao BB, era um dos participantes mais entusiasmados. “Recebi um e-mail me convidando para a visita e aceitei na hora. Tenho muito interesse em conhecer coisas e lugares novos, e estar aqui, aprendendo como funciona essa fábrica, é muito bom. Acho essa aproximação entre PREVI e associados, sejam eles ativos ou aposentados, essencial para mostrar onde nosso dinheiro está bem investido. Essa visita à BR Foods, além de possibilitar conhecer a empresa, serviu para sentirmos orgulho da visão estratégica que a PREVI implementa para assegurar o fortalecimento da Entidade”, revelou o aposentado, acrescentando que, se convidado, adoraria conhecer outras empresas participadas.

Para Lucas Alberto Guassu, 29 anos, analista da Superintendência Regional do BB em Uberlândia, a visita à planta da BRF foi uma oportunidade única de conferir onde os recursos da PREVI estão alocados. “Fiquei feliz com o convite. Entrar na sede de uma empresa como essa, que produz alimentos consumidos no nosso dia a dia, entender como ela funciona, torna mais palpável a importância dos negócios nos quais investimos. Programas como esse comprovam o cuidado da PREVI com seus associados”, concluiu.

O aposentado do Plano 1, José Pinto de Resende, também ficou satisfeito em conhecer a Brasil Foods mais de perto e elogiou a iniciativa. “Quero agradecer por ter sido um dos selecionados para a visitação na BRF. A cada dia que passa podemos confiar mais no nosso fundo de pensão, por saber escolher seus parceiros de modo que suas aplicações são sempre direcionadas para empresas rentáveis, organizadas e bem dirigidas. Fomos muito bem recebidos, e fiquei muito satisfeito com o que vi”, revelou José.

Perfil da BRF Brasil Foods

A BRF atua nos segmentos de carnes, margarinas, massas e produtos lácteos. Com faturamento líquido de R$ 25,7 bilhões em 2011, a Brasil Foods está entre as maiores empresas globais de alimentos em valor de mercado.

Entre suas divisões de negócios estão Sadia, Perdigão, Perdix, Elegê, Qualy e Cotochés.

Com cerca de 20% de participação no comércio mundial de aves, a BRF é a terceira maior exportadora brasileira, possui 61 unidades de produção, 42 centros de distribuição no Brasil, sete unidades de produção e 19 escritórios no exterior. A empresa tem 120 mil funcionários e atende 135 mil pessoas por meio de programas sociais.

Mais Vistos

INDEX