Edição 168 Dezembro/2012

Bem-estar

Acelerando a mudança

Começe com hábitos fáceis de serem mudados e evite os sabotadores

Para mudar, o ideal é começar combatendo hábitos fáceis de serem desfeitos, antes de assumir desafios mais complicados. “Parar de fumar ou roer unha é bem difícil. Mas parar de comer fritura é mais fácil, basta substituir esse tipo de alimento por outros. Aprender com os pequenos maus hábitos ajuda a promover a mudança dos grandes. E mais: atacar tudo de uma vez pode gerar muito estresse e até frustração: fica muito difícil dar conta”, alerta Janaína.

Outro truque para ter sucesso é evitar os sabotadores. “O ser humano é biopsicossocial: biológico, social e emocional. Assim, andar com pessoas que desejam o bem para você é a melhor receita. Para isso, vale selecionar na própria rotina as pessoas que podem ajudá-lo a cumprir o objetivo”, diz Janaína. Em outras palavras, vale a pena combinar a corrida com um amigo que adore esportes tanto quanto evitar por um tempo almoços com colegas de trabalho que não estão preocupados em contar calorias. Qualquer recurso que ajude a manter o foco durante o processo é bem-vindo. “Todo hábito pode ser quebrado, porque é apenas uma forma de pensar repetitiva. A palavra-chave é perseverança”, garante.

A frequência das repetições também conta: não adianta, por exemplo, ir à academia uma vez por semana e reclamar que continua sendo difícil acordar cedo para encarar os exercícios. Repetição com alta frequência traz muito mais resultados do que ações esporádicas. No começo, as sensações de esforço e até irritação estarão lá. Para quebrá-las, só insistindo mesmo. “É importante não desanimar com recaídas e pequenas falhas. É preciso manter a perseverança e ter paciência com você mesmo para tentar de novo. Recaídas fazem parte do processo. Comeu um chocolate? Na próxima refeição, volte para a dieta. A sensação de ter conseguido cumprir um objetivo é muito boa”, lembra Julia.

Um roteiro para aumentar seu autocontrole

• Ponha no papel as mudanças que deseja realizar. Ao conseguir cumpri-las, trace novas metas.

• Proponha-se metas realistas. Não adianta querer perder 10 kg em um mês, porque, se não conseguir o resultado desejado, se sentirá frustrado e desestimulado.

• Realize uma mudança de cada vez. Vá aos poucos. Não tente alterar vários hábitos ao mesmo tempo, pois a chance de dar errado e gerar frustração é grande.

• Comece com pequenos desafios diários.

• Estabeleça hábitos saudáveis, como adotar uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos ou divertir-se com amigos.

• Marque na agenda os compromissos com você mesmo, e seja generoso com o tempo dedicado a eles. Se as mudanças tiverem hora marcada para acontecer, como as demais tarefas diárias, fica mais fácil realizá-las.

• Peça ajuda para colocar suas ideias em prática. Se amigos e familiares não forem suficientes, procure um especialista que possa facilitar a concretização de seus objetivos.

Curta Dica

bem estar - forca de vontade.jpg

 

Força de Vontade – a Redescoberta do Poder Humano, Roy Baumeister e John Tierney (Lafonte) – Para construir uma vida equilibrada, o psicólogo norte-americano concluiu, após ampla pesquisa, que a chave para o sucesso pessoal é a força de vontade, baseada no autocontrole.

bem estar - o poder do habito.jpg

O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios, Charles Duhigg (Objetiva) – O repórter investigativo do New York Times elabora um argumento animador: a chave para mudar hábitos é entender como eles funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso.

bem estar -  a cozinha da saude.jpg

A Cozinha da Saúde – Hábitos e Receitas Para Uma Vida Saudável, Ferran Adrià, Valentín Fuster e Josep Corbella (Senac São Paulo) – Os autores dão conselhos práticos e soluções interessantes para aprimorar a qualidade de vida. Eles defendem que não é necessário eliminar totalmente um alimento do cardápio, mas sim ajustar os hábitos. 

Mais Vistos

INDEX