Edição 163 Fevereiro/2012

Financiamento Imóvel

Casa quitada com desconto

Carim oferece as melhores taxas e vantagens para o pessoal do Plano 1 liquidar antecipadamente o financiamento

seguridade - casa.jpg

O volume de financiamentos para a construção e a compra de imóveis no Brasil cresceu 42% em 2011 em relação ao ano anterior. Dados divulgados pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) mostram que R$ 79,9 bilhões financiaram 493 mil unidades – número 17% maior que o de 2010. A PREVI, por meio da Carim (Carteira de Financiamentos Imobiliários), tem contribuído bastante para esse cenário positivo, oferecendo as taxas de juros e os limites financiáveis mais atraentes do mercado. Lançada em 1936, a Carteira conta, atualmente, com cerca de 27 mil contratos ativos para participantes do Plano 1 e 119 do Plano PREVI Futuro. Outros 25 mil contratos já foram liquidados e, assim, muitos participantes conseguiram realizar o sonho da casa própria.

Além de ter as taxas mais amigáveis do mercado, a PREVI financia um segundo ou até mesmo um terceiro imóvel para participantes do Plano 1. Para isso, o contrato anterior deve estar quitado. A boa notícia é o desconto de, no mínimo, 15% sobre o saldo devedor. Esse desconto, válido até 31 de dezembro de 2014, é dado a quem assinou escritura ou aditivo entre dezembro de 1989 e maio de 2001 (carteiras PCE e GT I Adesão) e não os ajustou às regras da Nova Carim. As vantagens não param por aí: é possível obter empréstimo pelo valor de até 100% do saldo devedor a ser liquidado. Com isso, o mutuário tem a oportunidade de trocar a dívida do financiamento pela dívida do empréstimo, deixando o imóvel livre para negociação, e ainda aproveita o desconto.  

 

seguridade - gilberto steffen.jpg

Aposentado, Gilberto Carlos Steffen, 63 anos, usufruiu das facilidades oferecidas pela Nova Carim e ajustou seu primeiro contrato, firmado em 1994. Com a possibilidade de quitar esse primeiro financiamento e pleitear outro, para a compra de um segundo imóvel, ele abreviou o pagamento das parcelas, que inicialmente seria feito em 20 anos. “Fui selecionado pela Carim em 1994, e, com o primeiro financiamento, comprei um apartamento em Florianópolis. Como meu contrato era de uma carteira antiga, autorizei a PREVI a alterá-lo, de acordo com as regras da Nova Carim. Essa renegociação foi muito vantajosa, já que acertou o meu saldo devedor, me concedendo um bom desconto. Em janeiro de 2011, liquidei de vez o financiamento, pensando em adquirir um outro imóvel”, explica.

Casado, com dois filhos e morador de Porto Alegre, Gilberto conta que, dias depois de liquidar o primeiro contrato, em janeiro de 2011, entrou com novo pedido de financiamento à Carim, sendo convocado em seguida. “Meu primeiro imóvel se valorizou em quase 100%. Resolvi vendê-lo e comprei uma casa no mesmo valor, pagando metade de entrada e financiando a outra metade pela PREVI, porque as taxas são muito vantajosas. Toda essa operação foi muito rápida. Em 23 de março de 2011, assinei meu novo contrato, que será pago em 213 meses por conta da minha idade: 63 anos” diz Gilberto. Segundo ele, o trabalho da PREVI facilita a vida do mutuário. Exemplo disso é o Guia Imobiliário disponível no site.

Facilitando a vida

Empréstimo – desde julho de 2011, o valor do empréstimo chamado de ES Finimob passou de 50% para 100% do saldo devedor do financiamento a ser liquidado, limitado a R$ 110 mil, que é o teto vigente do Empréstimo Simples. O valor máximo da prestação está limitado pelo valor da prestação da Carim. Os encargos financeiros e prazos são os mesmos do Empréstimo Simples Rotativo. O ES Finimob é especialmente vantajoso para os mutuários que possuem contratos com escrituras ou aditivos assinados entre dezembro de 1989 e maio de 2001(carteiras PCE e GT I Adesão). Nesses contratos, está previsto o refinanciamento de resíduo do saldo devedor, o que prolonga o prazo de pagamento em até 120 parcelas e ainda pode acarretar aumento do valor da prestação. Com a troca da dívida, por intermédio do ES Finimob, a quantidade e o valor das prestações podem diminuir, e o mutuário ainda tem direito ao desconto para quitar o financiamento.

FGTS – quem quer quitar o financiamento da Carim, mas precisa de recurso extra, pode usar o FGTS. O trâmite é conduzido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e tanto o mutuário quanto o imóvel devem estar enquadrados nas normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Amortizações – é possível fazer amortizações extraordinárias do saldo devedor dos contratos de financiamento imobiliário. Nos contratos a partir de 2007, o valor não pode ser inferior ao de uma prestação mensal vigente. Já nos firmados anteriormente, qualquer abatimento extra tem que ser de, no mínimo, 10% do saldo devedor. O mutuário tem a opção de recalcular o prazo e manter a prestação ou recalcular a prestação e manter o prazo.

Interveniente Quitante – a PREVI atua como Interveniente Quitante quando o mutuário utiliza recursos da venda do imóvel para quitá-lo. Na prática, ocorrem simultaneamente venda e quitação do mesmo imóvel. 

www.previ.com.br – no site, você encontra todas as informações sobre financiamento imobiliário. Há, inclusive, o Guia da Carteira de Financiamentos Imobiliários, leitura obrigatória para quem quer comprar um imóvel. 

Casa Própria

Mais Vistos

INDEX