Sala do Participante

Artes

10/09/2020

Alexandre Paredes

Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.

Nasci no Rio de Janeiro, capital, e moro em Brasília. Passei pelo antigo DENAR, antiga Agência Central Brasília, pela CASSI, Agência 507 Sul e estou lotado atualmente na DIGOV. Sou músico, compositor, escritor, poeta e graduado em Filosofia.

Como surgiu a literatura em sua vida?

Comecei ao escrever letras para minhas composições. Sou músico há mais de 30 anos. Depois comecei a escrever poemas, artigos, ensaios e mensagens. Criei um blog há nove anos, que tem cerca de 17 mil acessos.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Inspiro-me na observação da vida. Mas tenho muita influência de obras de autores da Filosofia e de Espiritualidade.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?

Espiritualidade, Filosofia, modernidade, Psicologia, sociedade, sentido da Vida. Gosto de buscar temas que nos ajudem a compreender nossa razão de ser no mundo, como viver bem, por que as coisas são como são e como poderiam ser.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

Razão de Ser, meu primeiro livro. É uma obra de reflexões em forma de poesia, prosa ou ensaios sobre diversos temas relacionados à espiritualidade, nossa razão de ser no mundo e à razão de ser das coisas. No livro abordo temas atuais como corrupção, depressão e modernidade, sucesso, contradições de nosso tempo, e temas de sempre, como céu e inferno, caminho do meio, paz, destino.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

Sim, mas no momento estou ainda trabalhando na divulgação do meu primeiro livro, lançado em junho de 2020. Como estamos passando por uma pandemia, ainda não pude fazer um evento de lançamento presencial.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?

É uma forma de me expressar e uma terapia para mim. O que busco é levar algumas reflexões sadias para as pessoas, levar um pouco de paz e luz.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Sim, claro. Escrever é compartilhar ideias, pensamentos, vidas e é uma ótima terapia.

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Tenho dois CDs gravados: Era de Luz e Ninguém Está Só, que estão disponíveis no Spotify.

Como ter acesso a suas obras?

O livro Razão de Ser pode ser adquirido em diversas livrarias e sites como na Amazon, na Livraria Cultura, nas Lojas Americanas, no Magazine Luiza e no Shoptime.