Sala do Participante

Artes

13/04/2018

Jaime Batista dos Reis

Jaime Batista dos Reis nasceu em Perdizes-MG mas reside atualmente em Curitiba-PR. O participante sempre permeou suas atividades no Banco com realizações artísticas. Apaixonado por temas líricos, que transitam do realismo fantástico ao folclore, seus textos abordam uma grande metáfora literária em que o autor pode refletir o mundo que vê e influenciar seus leitores. Jaime está trabalhando em um novo exemplar, com o nome provisório de “As Peripécies de Demo’’, mas ainda sem data prevista para lançamento. Saiba mais sobre o trabalho do escritor:

Como surgiu a literatura em sua vida?
Desde meus estudos regulares, quando, no segundo grau, fiz opção pelo Clássico em detrimento do Científico que eram as opções de currículo, vinculei-me à Literatura, por prazer e por amor.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?
Inspiro-me nos sentimentos, nos fatos e estórias da vida. Não me espelho especificamente em alguém, mas é claro que sofro influências como numa espécie de síntese de tudo que já li e leio.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?
Temas líricos (poesias e letras para música), do realismo fantástico e do folclore. Porque, através da grande metáfora literária posso refletir o mundo que vejo, e influenciá-lo através de meus textos e porque são assuntos, temas e formas que me dão mais prazer em escrever.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?
‘’Reflexos’’, edição independente, uma compilação de textos poéticos, de letras de canções e de partituras, ilustrada por imagens de entalhes em madeira e xilogravuras de minha autoria. ‘'Causos do Arraial’’, edição independente, através da editora Graciosa-Curitiba PR, contendo 12 estórias fantásticas, contadas em formato de cordel, cada uma contendo ilustração à guisa de capa.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?
Um romance com o título provisório de ‘’As Peripécies de Demo’’, ainda sem previsão de lançamento.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?
Esse tipo de atividade é muito importante porque nos mantém ativos intelectualmente, proporciona-nos o prazer da criação, propicia vínculos e atividades sociais e nos permitem um diálogo com o mundo.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?
Sim, recomendo, por causa dos benefícios elencados na resposta anterior, e por nos manter sempre motivados e com um projeto à frente.

Gostaria de destacar mais alguma informação?
Sim, disponibilizar o endereço de meus blogs: www.artesdereis.blogspot.com, onde se podem ver algumas de minhas obras plásticas, e www.jaimereismusica.blogspot.com, onde se pode conhecer meu trabalho musical.

Como ter acesso a suas obras?
Pode-se adquiri-las através do e-mail: jaime_reis@yahoo.com.br.