• Notícias e Publicações
  • Sala de Imprensa
  • Fale Conosco
  • Ouvidoria
  • Recadastramento
  • Previ in English

Sala do Participante

Artes

14/06/2019

Mário Sanchez

Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.

Atualmente moro em Goiânia (GO), mas nasci em Piraju (SP), tomei posse na agência metropolitana Bosque da Saúde em São Paulo em 1957. Fui recebido pelo gerente Orlando Baldi, com quem voltei a trabalhar de 1975 a 1980 na agência Centro (SP). Exerci os serviços de escriturário em alguns serviços especiais, até me aposentar na agência do centro de Goiânia. Durante esse tempo estudei Direito na USP.

Como surgiu a literatura em sua vida?

A literatura surgiu em 1957. Eu estava estudando Pedagogia na USP e entrei em contato com o maior físico brasileiro, Mário Schenberg, e confessei meu interesse pela tese de Einstein sobre extrair energia sem limite da Força “G”. Ele me aconselhou a estudar fora dos currículos oficiais e me ensinou como obter informações científicas sérias. A partir daí, redigi, nas horas vagas, a ficção “Além da Curvatura da Luz”, que foi publicada  em 1958 enquanto estudava Direito, Economia e Administração no Largo de São Francisco.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Além dos sérios desafios das teses de Einstein, gostava de Arthur C. Clark, lia muita literatura universal, história da filosofia e os físicos que debatiam com Einstein. Ao estudar Direito, fiquei imaginando em como poderíamos ter menos impostos.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?

Ao escrever, meus interesses se voltam mais para as ciências da vida, do espaço e da vida econômica. Os motivos são simples: as perguntas sem resposta, que correm sobre esses temas que são ligados e sobre Einstein, que dizia que havia leis que unem todos esses fatos – O Campo Unificado. Além de que, os debates sobre esses assuntos são romances da ciência que merecem ser contados.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

Lancei algumas obras nas áreas de saúde, alimentação, exercícios, olhos, coração, diabetes, câncer e outras pesquisas e romances de ficção.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

Passei muito tempo pesquisando sobre o Campo Unificado de Einstein e cheguei finalmente à redação e impressão da notícia, quase como jornalismo, do assunto que leva à força G para extrair energia sem limite e limpa, como previu Einstein. Esse é o trabalho mais importante de minha vida. Em paralelo, pretendo concluir uma série de episódios de ficção que denomino Naves para Marte. Seus personagens vivem uma realidade que está por trás dessa descoberta que estou noticiando com este livro, em edição bilíngue. É necessário dar a notícia em língua inglesa para que todo mundo possa ter acesso.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?

Mal dá para expressar a importância desse trabalho que envolve assuntos importantes como saúde, energias e circulação da economia. Eu diria que isso me mantém com mais saúde e atenção pelo meu país e pela vida como um todo, controlando o envelhecimento.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Recomendo que tentem encontrar assuntos para se dedicarem a estudar e a trocar informações, porque assim a vida tem mais sentido.

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Na verdade, as informações que passo nessa literatura se destinam a permitir que os leitores tenham uma visão mais simplificada das teses que parecem muito complicadas. Quero destacar que essa primeira edição é um comunicado histórico de uma descoberta que só acontece uma vez na história humana. Meus amigos e a tradutora já disseram que vão guardar alguns exemplares que agora valem pouco, mas no futuro serão material de estimação.

Como ter acesso a suas obras?

Para encontrar meus livros tenho um site www.mariosanchez.com.br onde estão disponíveis com bastantes informações sobre cada obra. O site também dá acesso a outros artigos e estudos.