PREVI

Sala do Participante

Artes

08/12/2017

Sergio Mamede Rosa do Nascimento

Sergio Mamede Rosa do Nascimento é natural de Franca, São Paulo, mas atualmente reside no Rio de Janeiro.  Apaixonado por temas mais técnicos, como das áreas de administração, economia, matemática e física, o autor já publicou dois livros. ‘’Poupe mais e invista melhor’’ e ‘’Matemática Financeira’’, destinam-se a todos que buscam saber mais sobre investimentos no mercado econômico nacional, tanto na teoria como na prática. Saiba mais sobre o trabalho do escritor.

Como surgiu a literatura em sua vida?
Quando me aposentei do Banco, as estatísticas indicavam que eu teria ainda pelo menos mais 30 anos de vida útil, portanto outro tempo igual ao que trabalhei no Banco.  Como não gostaria de ficar parado por todo esse tempo, pensei em diversas atividades que me fizessem sentir bem e uma delas foi escrever, não literatura, mas temas da área econômica.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?
Gosto de ser objetivo, acho que sempre existe uma forma mais simples de escrever algo, sem perda de qualidade. Foi um estilo que aprendi no próprio Banco, como forma de tornar mais fácil o entendimento de temas muitas vezes complexos.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?
Gosto de temas técnicos, das áreas de administração, economia, matemática e física.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?
Além do livro ora publicado ‘’Matemática Financeira’’, já escrevi ‘’Poupe mais e invista melhor’’, lançado em 2011, também pela Barra Livros Editora. Trata-se de um livro sobre educação financeira, que faz uma síntese dos aspectos mais relevantes que o leitor precisa saber sobre investimentos, tanto teóricos como práticos, com foco no mercado nacional.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?
Sim, talvez no final do próximo ano eu publicarei meu terceiro livro, com o objetivo de discutir como a economia pode auxiliar no combate à violência, que considero um dos problemas mais graves da atualidade.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?
Escrever faz com que eu me mantenha atualizado sobre temas de meu interesse e permite que eu traga uma abordagem diferente que pode ser útil a outras pessoas.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?
Com certeza, pois a experiência que adquirimos no Banco pode ser útil aos outros também. Além disso, quem escreve é quem mais aprende e é bom estarmos sempre aprendendo.

Gostaria de destacar mais alguma informação?
O objetivo do livro ‘’Matemática Financeira’’ é aumentar a empregabilidade do leitor/estudante, pois visa capacitá-lo numa disciplina indispensável na maioria das atividades profissionais. Abrange o conteúdo teórico cobrado nos principais concursos públicos e entrevistas de emprego.  O livro destina-se a todos que precisam aprender matemática financeira de forma completa e rápida, sendo especialmente recomendado no estudo por conta própria.

Como ter acesso a suas obras?
Os livros ‘’Matemática Financeira’’ e ‘’Poupe mais e invista melhor’’, estão à venda nas principais livrarias e na loja da Barra Livros Editora na internet. Para mais informações acesse a página do livro