Sala do Participante

Maria Alice Castro Monteiro

25/06/2020

Maria Alice Castro Monteiro

Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.

Após me aposentar, adotei o pseudônimo Alice Castro e desde 2015 venho construindo a minha vida literária. Já possuo diversos textos, crônicas, contos e poemas publicados em livros, a maioria de concursos literários no Brasil e em outros de editoras independentes. Na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio, em 2019,  lancei o meu primeiro livro solo de poesias Simplesmente Alice, pela Editora Litteris.

Como surgiu a literatura em sua vida?

Escrevi a vida toda e sempre gostei disso. E o BB foi um grande incentivador para o meu desenvolvimento com as letras.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Tudo o que leio e ouço me inspira, sejam casos reais ou não, assuntos de conversas com amigos ou até mesmo programas em TV.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

Prêmios CNNP 2015 a 2018, Poetize 2016 a 2018 e em 2020, Poesia Livre 2016 a 2019, Sarau Brasil 2016 e 2017, Trilha de Lótus (Editora Andross), Míriade (Andross), Estações (Andross), Poesia Agora (edições Primavera 2018, Verão 2019, Inverno 2019), Poesia Inédita (CNNE 2019), Conto Brasil 2019 (Trevo), Adentre-me (Editora Jogo de Palavras), Esse jeito doce com que tu me acaricias (Editora Cartola), Um amor para chamar de meu (Editora Lettre), O amor bate na aorta (Editora Versejar).

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

Estou com trabalhos em fase de revisão nas seguintes coletâneas: Contos e Encontros (suspense), pela Editora Uny; Palavras da Alma (antologia poética), pela Editora Hope; Entre Flores e Espinhos (poesias), pela Editora IGM; Versos Seletos (poesias) pela Editora Darda; Amores Digitais (contos românticos); Minuto de Tudo - Tempo de Palavras pela Editora Scortecci; Meus Contos Secretos (contos hot), Editora MWG; Amor que não se mede, pela SF Editorial; Ciranda Poética Editora Darda.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras?

Eu procuro me divertir e a todos que leem meus contos! Simples assim!

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Além de preencher o tempo com coisas que gostamos, é uma superação a construção de uma nova carreira depois dos 50 anos. Além de ser realizador.

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Quero incentivar a outros colegas do BB que, como eu, escreveram durante a sua carreira. Eu diria: dê o primeiro passo!. É de pouco em pouco que vamos nos descobrir em outras áreas e é trabalhando que se alcança o sucesso! Vamos nessa? ;)

Como ter acesso a suas obras?

Pelas próprias editoras, no caso das antologias e coletâneas que participei. Quanto ao meu livro, Simplesmente Alice, está disponível no site da Editora Litteris e nas Lojas Americanas, Shoptime, Submarino e Amazon!