Sala do Participante

Anacleon Alves Barbosa

29/07/2020

Anacleon Alves Barbosa

Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.

Nasci na cidade de Jacobina, interior do estado da Bahia, no Nordeste do Brasil. Ingressei no Banco do Brasil em agosto de 1968, onde exerci as funções de auxiliar de escrita, escriturário, caixa-executivo, professor de práticas bancárias, gerente de atendimento especial e assistente de gerente geral, função na qual me aposentei em julho de 1995. Sou Bacharel em História, conclui o curso na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (PE).

Como surgiu a literatura em sua vida?

Escrevendo crônicas e poemas ainda jovem e estudante.

Em que você se inspira? Você se espelha em outros autores?

Me inspiro no cotidiano e experiências por mim vividas e, também, nas experiências das pessoas do meu convívio. Não tomo como modelo outros autores, apesar de respeitar e apreciar outros estilos literários.

Ao escrever, quais assuntos e temas mais despertam seu interesse? Por quê?

Assuntos que envolvam histórias de desafios, superação e empreendedorismo. Porque estes assuntos são de primordial importância para uma boa reflexão sobre a temática da vida humana.

Que obras já lançou e sobre que temas se referem?

As Aventuras de Macarrão (E-Book – 1917) e ficção autobiográfica.

Está trabalhando em alguma nova obra? Tem alguma previsão de lançamento?

No momento, não.

Qual a importância do trabalho criativo em sua vida? O que você busca com suas obras? 

Compartilhar com os meus contemporâneos as histórias contadas e as vividas que, no seu conteúdo literário, expressem sentimentos inerentes ao ser humano, como coragem, amor, desafios e superação. Além da realização pessoal pelo simples prazer de criar escrevendo.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Sim! Porque gratifica ao que escreve e deleita aquele que lê.

Como ter acesso a suas obras?

Só entrar no site