Sala do Participante

Artes

13/12/2011

Hebert Dias

Registros de cenas do cotidiano marcam as obras do bancário Herbert de Albuquerque Dias

 

O funcionário do Banco do Brasil (BB), Herbert de Albuquerque Dias faz questão de conciliar sua vida profissional de bancário com a paixão pela fotografia. O ramo do fotojornalismo é o que mais interessa ao publicitário, nascido em João Pessoa, capital da Paraíba.

Uma paixão

Albuquerque entrou no BB há dez meses, tendo prestado concurso em 2009 para Pernambuco. Na ocasião, não houve concurso em seu estado e, desde que foi nomeado, mudou-se. O funcionário conta que tenta se dedicar à vida de bancário " escriturário " com a de fotógrafo, pois a paixão pela fotografia aconteceu quando ele ainda cursava a graduação em Publicidade.

"Tive duas disciplinas ligadas à fotografia e logo me interessei pelo tema. Comecei a praticar fora da universidade, a trocar experiências e informações com amigos e, assim, fui me apaixonando pelo universo das fotos", explica Dias.

Em 2010, ao lado de quatro amigos, foi um dos membros fundadores do Fotoclube Paraíba. O grupo tem como objetivo unir os amantes da fotografia, para facilitar a troca de conhecimento, promover saídas para registros fotográficos e aproximar amadores de profissionais.

"Na Paraíba não há muitos cursos de fotografia. Então, o Fotoclube funciona também para aprendizado. Nós o fundamos em agosto de 2010 e já temos em torno de 30 pessoas no grupo. A coisa cresceu no boca a boca, e já começamos a ficar conhecidos, pois muitos dos membros participam de concursos", comenta.

Do que você mais gosta quando está fotografando? Como divulga suas fotos?
Eu tenho imenso prazer em registrar cada momento que estou vivendo, que é único. É um registro do meu sentimento e da minha visão. Gosto muito do conceito de fotojornalismo, pois mostra o cotidiano, a realidade social e muitas vezes gera cenas fortes e marcantes. Eu mantenho um blog (http://www.hadbetinho.blogspot.com) e uma galeria de fotos (www.flickr.com/photos/betinho_had), nos quais exponho o meu trabalho.

Você já participou de concursos?
Sim. No início do mês, por exemplo, participei do Prêmio Paraíba intitulado "Paraíba dos seus olhos", um concurso organizado por uma emissora de TV local que acontece anualmente. Três membros do Fotoclube ficaram entre os dez primeiros. Um colega conquistou o primeiro lugar e eu fiquei em terceiro, com a foto "Companhia de praça". O tema do prêmio foi sobre cenários urbanos.

Você possui planos para exposições?
Já pensei nisso, mas como ainda não sou um profissional conhecido, não cheguei a amadurecer a ideia. Porém não descarto isso para um futuro. De toda forma, já participei de exposições coletivas. Alguns concursos de que participei promoveram exposições, de modo que tive minhas fotos expostas. Um exemplo foi quando uma foto minha foi selecionada no concurso "Onde o Sol Nasce Primeiro", organizado pela Universidade Federal da Paraíba. As 20 melhores fotos foram expostas, e lá estava a minha arte entre as selecionadas.

Para quem gosta de fotografia e quiser conhecer melhor o trabalho do Herbert de Albuquerque Dias, vale visitar o blog ou a galeria de fotos. O email de contato é had_betinho@yahoo.com.br.

Galeria de fotos