Sala do Participante

Artes

01/11/2011

Jacilene Barreto

Detalhes atraem o olhar atento de Jacilene Barreto

 

 

Jacilene Luiza de Oliveira Barreto é funcionária do Banco do Brasil (BB) desde 2000 e mãe de dois filhos. Nascida no Recife (PE), é psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire). Apesar de priorizar a família, não deixou de lado sua carreira. Hoje, além de ocupar um cargo de assistente, é selecionadora do BB.

Fotografia
Mesmo não tendo feito nenhum curso de fotografia, a arte é levada a sério pela funcionária, que confessa que sempre tem uma câmera da bolsa e mantém o olhar atento durante as 24h do dia. Sua família tem grande influência no hobby. Além da influência materna, um primo bem próximo possuía uma super-8 e o mundo das imagens e dos registros atraía a funcionária desde criança.

Aos 13 anos, ganhou da mãe uma câmara Kodak descartável. O presente reforçou o gosto de Jacilene, que inicialmente fotografava pessoas, eram amigos e familiares que serviam de modelo. Com o tempo, foi aprimorando os conhecimentos. Hoje, usa uma Sony H10, que apesar de não ser um modelo profissional tem recursos suficientes para a funcionária trabalhar bem aspectos como luminosidade.

Que tipo de foto você prefere fazer?
Sou bem eclética. Depende do olhar do momento. Faço fotos diferentes dos meus filhos, de um telhado que me chame atenção e de paisagens. Ainda não fiz curso, mas leio muito e, independente do tipo de foto, eu tomo muito cuidado com a exposição da luz, se tenho necessidade de usar o flash etc.

Qual o maior prazer e benefícios desse hábito?
Os elogios são ótimos. Receber mensagens de pessoas que vibram com as fotos registradas é muito bom. Eu costumo enviar algumas fotos que elejo para o site www.feriasbrasil.com.br , que é um guia de viagem. Tenho hábito de fazer fotos durante meus passeios e depois enviar para aprovação. Quando publicam é motivo de orgulho. No site, nas páginas de Paraty (RJ), Canela (RS), Gramado (RS), Pirenópolis (GO), Belém (PA), Mata de São João (BA) e Ilha de Itamaracá (PE) podem ser encontradas fotos minhas.

Você chega a programar uma viagem pensando se renderá boas fotos?
Penso sim no que vou ver por lá. Pesquiso, procuro informações. Gosto de registrar detalhes de ruas, por exemplo, coisas que na correria quase ninguém observa. Nunca me decepciono, pois me deixo encantar pelas peculiaridades de cada lugar.

Quem tiver interesse em conhecer as fotos de Jacilene pode escrever para jaci_barreto@yahho.com.br ou visitar o link www.feriasbrasil.com.br.

Galeria de fotos