Sala do Participante

Artes

28/03/2013

José Américo

Criada no início da década de 1950 em São Paulo, a Kapsa é uma câmera fotográfica que faz parte da história de muitos profissionais da área. É o caso, por exemplo, de José Américo Silvares, participante da PREVI, que ainda criança adotou um exemplar adquirido pelo irmão mais velho em troca de um fogão

 

Silvares conta que ele e o irmão fotografavam e revelavam as imagens em casa. Hoje, embora tenha câmeras mais modernas, ainda gosta de fazer fotos analógicas com a Kapsa e suas outras câmeras antigas. Entretanto, também faz cliques em máquinas digitais.

O participante, que é natural de Vitória (ES), onde vive, Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e professor universitário, mantém o hábito de fotografar por hobby. Segundo ele, "preenche os espaços e evita depressão".

Os temas das fotos são paisagens, eventos e, principalmente, pessoas. Entre as fontes de inspiração para o trabalho estão os fotógrafos Marcos Barbosa, Tadeu Bianconi e Sebastião Salgado.

O resultado da dedicação de José Américo Silvares pode ser conferido na galeria virtual Panoramio .
Além disso, já teve três de suas fotografias publicadas no jornal capixaba "A Gazeta". O objetivo, agora, é publicar um livro com as imagens.

Aposentado desde 2005, Silvares atuou no Banco do Brasil (BB) nas cidades capixabas de Vitória, Colatina, Baixo Guandu e Serra, além da capital de Rondônia, Porto Velho. No Banco, atuou como caixa, escriturário, supervisor e gerente, além de instrutor do Departamento de Seleção e Desenvolvimento do Pessoal (Desed).



Até aonde pretende chegar como fotógrafo?
Fui bancário, sou professor, já escrevi dois livros e espero que a fotografia seja minha terceira profissão. Afinal, tenho apenas 58 anos e tenho de fazer planos para o futuro.

Consegue traçar paralelos ou comparações entre suas atividades no BB e na fotografia?
O Banco é muito grande e inspirador, principalmente para quem consegue exercitar sua vocação dentro dele. Foi meu caso.

Para visitar a galeria Panoramio e conferir o trabalho de José Américo Silvares, clique aqui .
Você também pode conferir outras matérias da seção Artes da Sala do Participante aqui .

 

Galeria de fotos