Sala do Participante

Artes

17/01/2013

Lourdes Peres

Após aposentar-se, Lourdes Peres passou a dedicar-se à arte de fotografar

 

 

Desde criança

Ela conta que tem contato com a arte desde muito jovem. Um tio era repórter fotográfico do jornal Diário de Santos e tinha uma loja de equipamentos. Desde então, influenciada por ele, passou a conhecer de perto o mundo fotográfico: câmeras, composição, luz, enquadramento etc.

Lourdes é membro do Clube Foto Amigos de Santos e, mesmo já tendo participado de exposições, salões e concursos, exerce a atividade por hobby. "Preocupar-se com o aspecto comercial, para mim, tira a liberdade do olhar", afirma.

Com o pé na estrada

Para dar vazão a seu talento, Lourdes costuma viajar. Entre as andanças pelo Brasil e pelo mundo, já fotografou o Pantanal, cidades históricas brasileiras e Colónia del Sacramento, no Uruguai. Mas, não perde suas raízes. Recentemente, foi lançado livro fotográfico sobre o centro histórico de Santos e um clique dela foi selecionado.

Como é sua rotina de trabalho e dedicação enquanto fotógrafa? 

A gente sempre vai progredindo, aprendendo. Vamos fazendo e as coisas vão acontecendo e a gente vai levando, sem expectativa, sem muito planejamento. Mas sempre com muita dedicação à fotografia.

 

Qual a sensação de poder se dedicar a uma paixão tão antiga?
O mais importante nessa época da aposentadoria é dar vazão a alguma coisa que ficou guardada, algum talento. Isso é muito gratificante. É algo que você faz e preenche a vida. Muitas vezes, quando trabalhamos, não conseguimos conciliar. Aposentados, podemos nos dedicar, e isso é muito bom.

Quem quiser ver mais do trabalho talentoso de Lourdes Peres pode entrar em contato por e-mail: lourdes.peres@yahoo.com.br .

 

Galeria de fotos