Sala do Participante

Lupércio Luiz

03/02/2015

Lupércio Luiz

 

O participante Lupércio Luiz de Azevedo nunca deixou de lado a paixão pelo futebol e a ligação com o Banco do Brasil. Aposentado do banco desde 1994, ele hoje é comentarista esportivo de rádio e televisão em Natal. Além disso, está escrevendo um livro que comemora os 70 anos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Natal (RN), capital potiguar.

Lupércio conta que o esporte sempre fez parte de sua vida. Atleta de futebol de salão, foi campeão de vários torneios antes de deixar o esporte. A ligação entre o participante, o BB e o esporte já ficava clara na década de 1970, quando ele conquistou quatro títulos mossoroenses e um estadual pela equipe da AABB.

“Está tudo muito ligado. Quando eu recebi a convocação no concurso do Banco do Brasil, estava treinando futebol no estádio do Potiguar, time de Mossoró. Dois funcionários do Banco foram lá entregar o telegrama. Assumi o cargo e consegui manter as duas coisas ao mesmo tempo por cerca de dois anos, mas aos poucos fui deixando o futebol de lado”, conta.

Mesmo tendo deixado de praticar, o participante PREVI nunca esqueceu o esporte. Começou a carreira na imprensa esportiva escrevendo colunas em jornais e depois passou a fazer comentários. Após se aposentar no BB, trabalhou na TV Globo em Natal. Retornou a Mossoró, onde foi Secretário Municipal de Esportes, presidente da Liga Desportiva Mossoroense e fundador da Liga de Futsal da cidade, além de ter presidido a AABB local.

No rádio, Lupércio está no ar diariamente das 7h20 às 8h, na Rádio 98 FM, em Natal. Na TV, a participação vai de 12h10 às 13h, no Canal 25 da operadora Net na capital potiguar. “Atuo como analista esportivo e comentarista. Faço comentários sobre jogos e análise das notícias. Sou o âncora do programa e faço entrevistas com convidados, falando sobre o futebol do Rio Grande do Norte e algumas vezes também recebemos pessoas de outros estados”, explica. O participante já tem oito livros publicados – a obra sobre a AABB de Natal é a nona da lista.

Nascido em Mossoró, também no Rio Grande do Norte, Lupércio trabalhou no BB por 30 anos até se aposentar, quase sempre na própria cidade. Atuou por cerca de um ano e meio no Posto Avançado de Serviços de Areia Branca. Em Mossoró, passou pelo atendimento, foi auxiliar, assistente e supervisor no Centro de Processamento de Dados (antigo Cesec).

Qual é sua ligação com o futebol hoje em dia?
Aos 68 anos, e depois de algumas cirurgias, não posso mais jogar. Mas continuo atuando como comentarista e escritor, nunca deixando de lado o futebol.

E a proximidade com o Banco do Brasil?
Nunca deixei de estar ligado ao Banco do Brasil. Mesmo depois que me aposentei, todas as operações financeiras que faço são junto ao Banco do Brasil. Recentemente completei 50 anos de conta bancária no BB e fui até homenageado. Nunca pensei em mudar.

Para conhecer melhor o trabalho do participante, basta entrar em contato por e-mail: lupercioluiz@hotmail.com.