Sala do Participante

Marcus Vinicius Lameiras

01/09/2016

Marcus Vinicius Lameiras

Participante da PREVI é apaixonado por fotografar a natureza

 

 

O participante da PREVI Marcus Vinicius Lameiras, do Rio de Janeiro (RJ), sempre gostou de estar em contato com a natureza. E ao fazer trilhas pelo Parque Nacional da Tijuca (RJ) surgiu o interesse e a paixão pela fotografia.

Para se aperfeiçoar, começou a estudar o assunto pela internet e a participar de fóruns na área. Formado em geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e paisagismo pela Fundação Parque e Jardins (FPJ), o conhecimento científico que obteve através de sua formação, aliados às técnicas de imagem, renderam sempre boas fotos.

Apesar do contato com a câmera e a natureza ser apenas por hobby, ele conta que já realizou alguns trabalhos nessa área e que uma grande editora já comprou algumas de suas imagens para publicá-las em um livro sobre aves. "Também tenho fotos em sites de biologia, escolas, museus e revistas", destaca o participante, que também já teve fotos expostas no Museu de História Natural do Canadá e na Galeria Getty Images em Nova York. Segundo ele, ainda neste ano, outra exposição está prevista. "Será a exposição mais importante de todas as realizadas e deverá percorrer algumas unidades de conservação ambiental no país", complementa.

No Banco do Brasil (BB), ele tomou posse em 1981. "Tinha um tio muito querido que trabalhava no BB e sugeriu que eu fizesse o concurso", afirma.  Atualmente o participante é analista do setor de impressão gráfica do Banco, no CSL do RJ, mas já atuou como escriturário, caixa-executivo, tesoureiro, gerente de grupo, entre outras funções. Trabalhou também durante 15 anos na agência de Andaraí (RJ). Confira a entrevista:

Você acredita que um fotógrafo tem um modo diferente de olhar para as coisas? Como você decide o que vai fotografar?
Acredito, sim!  É justamente o que o diferencia das pessoas que apenas utilizam o equipamento fotográfico sem conhecimento de estética e técnicas fotográficas. Embora tenha uma preocupação científica, decido o que fotografar basicamente pela estética.

Quais são as dicas para quem tem vontade de aprender fotografia?
Primeiro, conheça bem o equipamento que tem nas mãos; boas imagens não são, necessariamente, sinônimo de equipamento de topo; estude bastante a técnica e composição fotográfica; aprenda a mexer em um programa de tratamento de imagens, e, por último, seja chato se quiser conseguir algo verdadeiramente.

Quais são os seus planos para o futuro?
Aprender mais, adquirir melhores equipamentos, e, quem sabe, publicar algumas imagens na National Geographic (risos).

Para conhecer as fotos do participante, acesse a galeria de imagens em www.flickr.com/photos/marcusviniciuslameiras ou mande um email para marcus7cordas@yahoo.com.br.

 

Galeria de fotos