Sala do Participante

Artes

22/05/2012

Maria Regina

Maria Regina Moras está aposentada pelo Banco do Brasil desde 2003. De lá para cá vem se dedicando a atividades como o desenho, pintura e, mais recentemente, a fotografia.

 

A aposentada possui conhecimento artístico da época em que estudou belas artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos últimos anos ainda se dedicou a cursos de modelo vivo e ilustração botânica.

Porém, há dois anos, uma nova paixão surgiu, a fotografia. Em 2010 começou a pesquisar sobre o "turismo de troca de casa" e, em 2011, pela primeira vez, usufruiu dessa modalidade turística, tendo a oportunidade de conhecer diversos locais pelo mundo. Neste ano, acompanhada do marido, foi para Europa, onde passou 80 dias. O motivo da viagem foi visitar o filho, que mora em Paris.

Durante suas andanças, que englobam locais como Inglaterra, Espanha, Alemanha e França, Maria Regina começou a fotografar. A experiência deu tão certo que a aposentada tem planos de criar álbuns fotográficos para vendas.

Como a fotografia aconteceu?
Fiquei muito tempo fora graças ao turismo de troca, que permite que famílias mudem de casa sem envolvimento de dinheiro. O custo de hospedagem é zero. Foi nesse período que comecei a encarar a fotografia mais a sério. Deparava-me com muitas passagens interessantes e, como estava com uma máquina boa, semiprofissional, ia testando possibilidades, ousando e fui ganhando intimidade com os registros fotográficos.

Tanto tempo fora e muitos registros, como os organiza?
Quando eu cheguei da viagem, criei um foto álbum para deixar tudo organizado. O produto lembra os álbuns de casamento. É possível personalizar, criar o projeto, o layout, legendas e, depois imprimir. Através dele é possível contar uma história.

Como pretende ampliar sua atuação?
Tenho feito esses álbuns para amigos e familiares, pois eles passaram a solicitar depois que viram meu álbum de viagem. Agora, estou com vontade de começar a fazer para fora, pois estou dominando bem esse serviço oferecido virtualmente por lojas on-line. Aprendi a mexer sozinha na máquina, lendo o manual e testando e, assim, também ganhei familiaridade com a criação de foto álbum. Agora é aperfeiçoar e fazer disso uma nova atividade.

Quem quiser saber mais sobre a viagem e os registros da aposentada pode visitar o blog http://reginaemparis.wordpress.com. Também é possível falar com Maria Regina pelo e-mail reginamoras@yahoo.com.br.

 

Galeria de fotos