Sala do Participante

Matosinhos Mateus divulga fotografias na internet

13/07/2015

Matosinhos Mateus divulga fotografias na internet

As novas tecnologias facilitaram a vida de muitas pessoas. É o caso do participante Previ Matosinhos Mateus de Andrade. Os smartphones e a rede social Instagram se tornaram companheiros essenciais para que ele desse asas a uma de suas maiores paixões: a fotografia. A página https://instagram.com/mmateus/ reúne alguns dos cliques.
 
Ainda na ativa, o participante está cedido pelo Banco do Brasil (BB) à Procuradoria da Fazenda Nacional, em Brasília (DF), onde atua na governança da infraestrutura de tecnologia da informação. Pelo BB, passou pelas cidades mineiras de Itabira e Santa Bárbara, e há 18 anos vive na capital federal, onde atuou na área de tecnologia.
 
Matosinhos conta que sempre gostou de fotografar. As tecnologias atuais apenas facilitaram o processo. “Tenho equipamento fotográfico, câmera e lentes, mas prefiro utilizar o celular e o Instagram. Vejo imagens bonitas, fotografo, publico e faço comentários. Gosto muito dos monumentos de Brasília, mas também registro pequenos detalhes do dia a dia, momentos pessoais. O celular é bom por isso: onde você está, você fotografa, e logo posta no Facebook, no Instagram, onde quiser”, afirma.
 
Pelas redes sociais, Matosinhos mantém contato com pessoas de várias partes do Brasil e do exterior. Além de postar as próprias imagens, ele segue os perfis de várias outras pessoas e faz comentários. E afirma que é possível aprender muito sobre fotografia através das redes sociais.
 
“O Instagram é muito rico em qualidade, você consegue contato, por exemplo, com o Mario Testino, que é um dos maiores fotógrafos de moda do mundo, também com o pessoal da National Geographic, que é uma revista incrível. Você aprende muito com eles, é uma escola”, afirma.
 
De onde vem a inspiração para suas fotografias?
Em todo lugar que vou, o celular está comigo, mas também deixo minha câmera no carro. Prefiro usar o celular, mas também pego a câmera em alguns momentos. Em todo lugar que passo, vejo coisas bonitas e fotografo. Agora mesmo, olhando pela janela, estou vendo a Esplanada dos Ministérios [em Brasília] e daqui a pouco vou tirar algumas fotos.
 
Qual a importância da tecnologia em sua vida?
Muito importante! Gosto de estar sempre atualizado nessa área. Além das fotos, eu uso os aplicativos no celular para fazer operações do banco, para e-mail, para tudo. Eu digo que meu smartphone é um escritório que está sempre dentro do meu bolso.
 
E a importância da fotografia, qual é?
É um hobby, algo que faço para tirar o estresse do dia a dia. Além de fotografar, faço outras atividades, pedalo longas distâncias. Isso tudo ajuda a aguçar o pensamento.
 
As fotos de Matosinhos Mateus podem ser conferidas na página https://instagram.com/mmateus/. Para entrar em contato com o participante, o e-mail é mateus1410@gmail.com.
 

Galeria de fotos