Sala do Participante

Nélio Bezerra Torres

17/06/2020

Nélio Bezerra Torres

Fale resumidamente sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar. 

Natural de João Pessoa (PB). Iniciei minha carreira no Banco do Brasil, em Catolé do Rocha, Paraíba, em dezembro de 1977. Fui transferido para o Recife (PE) em 1979, onde morei até 1987, quando fui transferido para o Banco do Brasil no Rio de Janeiro (RJ). Me aposentei em Maricá (RJ), em 2007.  

Como e quando você começou a se interessar por música/teatro? Alguém em sua família influenciou? 

Desde criança tive contato com a música, a cultura e as artes. Meu pai, Mário Torres, era vereador e foi presidente da Federação Carnavalesca da Paraíba, na década de 1960, portanto sempre presente nos eventos carnavalescos e culturais. Também fui influenciado pelo meu tio Petrônio, que tocava violão muito bem ao lado do meu pai, que participava das serestas que o meu tio realizava em sua casa. 

Qual a importância da arte em sua vida? O que você busca com sua arte?

A arte é a grande missão da minha vida. Sou compositor, poeta, cantor, mestre do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba e do Cavalo Marinho de BH. Busco através da minha arte levar a leveza da poesia, das minhas músicas e das minhas canções para elevar a grandeza da alma das pessoas, porque a verdadeira arte da música e da poesia são energias transformadoras e curadoras da nossa alma, dos nossos corações, são bençãos de Deus. Também, através das minhas letras profundas, procuro fazer uma reflexão dos problemas humanos, sociais, políticos e ambientais do mundo em que vivemos. Assim, podemos construir uma sociedade melhor, mais justa, igualitária, sem preconceitos e mais humana.     

Como faz para se aprimorar? Já fez ou faz cursos? É autodidata?

Pesquiso bastante a música. Desde a música clássica até a nossa música contemporânea, de Bach à Luiz Gonzaga, dos Beatles à MPB. Já estudei em cursos básicos no Conservatório Pernambucano de Música, em Recife (PE) e na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro (RJ). Tenho uma forma própria, autêntica de compor, através dos sonhos espirituais. Tenho vários parceiros e parceiras em todo o Brasil.

Recomenda a outros colegas que se dediquem a esse tipo de atividade? Por quê?

Sim, porque como já falei anteriormente, a arte da música é curadora, é inspiradora para as nossas ações e atitudes da vida, é uma benção de Deus!  

Já realizou apresentações? Cite alguns lugares? Pretende participar de novos shows?

Já realizei diversas apresentações, na Paraíba, em Pernambuco, no Ceará, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Brasília, em Belo Horizonte, etc. Em Vitória (ES) recebi o título de Cidadão Espírito-Santense, em 2014, da ALES (Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo), pelo conjunto de minha obra artística. Também participei do Projeto Espírito Mundo, na Itália, no Festival Brasilicata Tour, em 2014. Retornei à Paraíba, em 2015, para fundar com outros integrantes e coordenar o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba

Recebi diversos prêmios e homenagens, entre eles: Prêmio Culturas Populares 2007 do Ministério da Cultura com o Boi dos Cajueiros; Prêmio Culturas Populares 2017, com o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba; Prêmio Edital BNB Cultural, em Fortaleza (CE) e em Sousa (PB), com o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, em 2016; Prêmio Edital Lei Chico Prego, Serra (ES); Prêmio Edital de Música da Prefeitura de Vitória (ES), 1º lugar. 

Também já gravei sete CDs autorais independentes e três DVDs. O CD BANXHURNA lançado pelo selo Tratore, recebeu Menção Honrosa, dos melhores da música brasileira no Prêmio Embrulhador 2017, e uma ótima exaltação de Toninho Horta. Participei das coletâneas: Antologia 32, Editora Caravana, Brasil & Argentina, 2019, e Antologia Contemporâneos 2017, Editora Taba Cultural RJ.   

Gostaria de destacar mais alguma informação?

Atualmente participo de apresentações em lives e no dia 27 de junho de 2020 irei realizar a minha Live, às 17h, no meu canal do Youtube.

Como ter acesso a suas músicas/peças e agenda de espetáculos?

É só entrar no meu site ou pelo meu Facebook e Instagram. Se precisar pode entrar em contato pelo meu e-mail também: neliobtorres@gmail.com