Sala do Participante

Artes

13/03/2014

Neuma Glória

A participante Previ Neuma Glória sempre gostou de artesanato. Ao se aposentar, em 2002, decidiu, como ela mesma diz, levar mais a sério esse trabalho. E assim tem feito, até hoje.

Nascida no Rio de Janeiro (RJ), ela começou a trabalhar no Banco do Brasil (BB) em 1975, na própria capital fluminense, onde atuou na agência Penha até 1979. Depois, ficou até a aposentadoria na Carteira de Comércio Exterior (Cacex).

Formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela, agora, se dedica ao artesanato, trabalhando com tecido e linha. Elabora peças decorativas e utilitárias, como bolsas, nécessaires e acessórios para cozinha. Ela diz que a inspiração vem das observações do dia a dia.

“Muitas vezes, parto de uma ideia que vi numa revista ou na internet, mas o importante é que sempre dou à peça o meu traço, a minha marca. No início era um hobby. Eu fazia para mim ou para presentear amigos ou familiares. Mas nos últimos tempos resolvi unir o útil ao agradável. Esse trabalho me dá muito prazer e eu não consigo pensar na minha vida sem ele”, conta.

Hoje, ela afirma que não consegue imaginar a vida sem o trabalho com artesanato e que espera um retorno financeiro.

“Tenho que confessar que, ultimamente, minhas expectativas têm aumentado muito. Nos meus sonhos, me vejo lançando uma marca, que já tem até nome, Gloria Du’Arte, e que, espero, faça sucesso. Acho que estou ficando vaidosa!”, afirma, às risadas.

Há semelhanças entre suas atividades atuais e aquelas que exercia no BB?

É difícil. São atividades muito diferentes. No banco, eu trabalhava com negociações de acordos internacionais de que o Brasil fazia parte ou pretendia aderir. Mas posso dizer que, nas viagens que fiz, tive oportunidade de conhecer muitas novidades que me inspiraram e enriqueceram as minhas artes.

Como os interessados devem fazer para adquirir os produtos?

Normalmente, vendo para pessoas conhecidas ou em consignação em lojas. Não tenho ainda um sistema que possa indicar. Mas posso combinar com as pessoas interessadas uma forma conveniente para os dois lados.

Quem desejar entrar em contato com Neuma para saber mais detalhes ou negociar a compra dos produtos pode entrar em contato por e-mail: npereira.ntg@terra.com.br

Galeria de fotos