Sala do Participante

Obed Ribeiro Junior

20/10/2017

Obed Ribeiro Junior

Obed Ribeiro Junior é natural de Minas Gerais, mas atualmente reside em Vila Velha, no Espírito Santos. Apaixonado por fotografia, Obed utiliza a técnica francesa giclée, que consiste em impressão digital de imagens em materiais além do papel, como tecido de tela, madeira e vidro para realizar seus trabalhos. O participante já realizou doze mostras de seus trabalhos nos últimos cinco anos. Confira mais sobre a fotografia de Obed Ribeiro Junior:

Como e quando começou a se interessar por fotografia?
Depois de comprar de um amigo uma câmera profissional. Desde então, o que antes era só um hobby se tornou muito mais que isso.

Quais as inspirações para seu estilo e trabalhos? Você se inspira em outros artistas?
A inspiração vem da natureza e de lugares paradisíacos pelo mundo.

Quais assuntos e temas mais despertam seu interesse na fotografia? Por quê?
As técnicas. Há algum tempo me deparei com uma técnica francesa (o giclée), apresentada na ocasião por um artista russo, que agora reside na Ásia. A técnica consiste em impressão digital de imagens em materiais não convencionais, como tecido de tela, madeira e vidro.

Qual a importância da fotografia em sua vida? O que você busca com sua arte?
A fotografia, para mim, se tornou de um meio de ligação com a natureza e com as pessoas das mais diversas culturas, muitas delas pouco conhecidas aqui no Brasil.

Qual a importância da tecnologia em sua foto? Que técnicas você utiliza?
Primordial. Meu trabalho faz uso de tecnologia desde a captura das imagens até a impressão, que é feita por máquinas especiais de impressão fine art, plaina para madeira e vidro.

Como faz para se aprimorar? Já fez ou faz cursos? É autodidata?
É necessário buscar sempre, seja em cursos, que também já fiz, ou por conta própria. Um bom fotógrafo tem que estar em busca de novas técnicas e ângulos inesperados.

Já realizou exposições? Cite alguns lugares? Pretende fazer novas?
Sim. Nos últimos cinco anos foram 12 mostras dos trabalhos, sempre feitas em lugares não convencionais, direcionados ao público em geral, sem o engessamento de uma galeria de arte. Locais como restaurantes, lojas de conveniências, shows etc.

Como ter acesso a suas obras, seja para apreciar ou adquirir algum trabalho seu?
Temos um site, o Natsoul, em que produzimos com a foto escolhida pelo interessado a impressão em formatos variados: madeira, tecido de tela e no vidro. No site estão todas as informações dos trabalhos, da técnica empregada e contatos.
 

Galeria de fotos