Sala do Participante

Rita de Cássia Albuquerque

12/12/2014

Rita de Cássia Albuquerque

 
Rita de Cássia Cavalcante de Albuquerque, participante da PREVI, gosta muito de viajar e fotografar. E, depois, os registros passam dos cliques para o pincéis. Ela transforma as paisagens fotografadas em pinturas. O interesse pela arte vem desde o início da década de 1980.
 
“Conheci uma moça que dava aulas de pintura e achei os quadros dela bonitos. Estava chegando na cidade onde moro hoje, Torres (RS), não conhecia ninguém. Decidi entrar na aula, gostei. Fui ficando um tempo. Pintei por alguns anos, depois parei, e hoje pinto por distração”, conta.
 
Nascida na cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí, ela já atuou como professora, e viveu no Rio Grande do Sul com o então marido, já falecido, que trabalhou no Banco do Brasil em Torres. Os quadros já foram expostos em mostras organizadas pelo próprio banco.
 
“Um quadro foi exposto em Brasília, em uma mostra de artistas funcionários e familiares de funcionários do BB. Meu trabalho foi vendido para uma pessoa que nem conheço. Isso foi algo que me deu muito orgulho”, lembra.
 
Recentemente Rita fez uma grande viagem ao exterior, passando por Colômbia, Peru, Venezuela e Equador. Aproveitou, claro, para fotografar belas paisagens, e já começou a passar para as telas algumas das imagens que registrou pelas lentes da câmera.
 
“Eu gosto muito de pintar paisagens, a natureza. E essa viagem foi muito boa para isso, passei por lugares muito bonitos que renderão bons quadros. E se eu fosse pintar tudo aquilo que fotografei, faltaria tempo”, conclui, às risadas.
 
 
Qual a importância da pintura em sua vida atualmente?
É muito legal. É uma terapia. Às vezes encontro amigos que dizem que têm quadros meus expostos em casa, muitas vezes nem lembro, e isso é muito bom. É muito gratificante saber que as pessoas gostam.
 
Você recomenda para outras pessoas, portanto?
Sim! Para todo mundo que gosta eu recomendo correr atrás. Tem gente que “nasce sabendo”, que tem um dom. Mas quem não sabe e gosta da arte eu recomendo que procure um curso de pintura para desenvolver esse talento. É bom demais, e quando você vê sua obra pronta, dá um grande orgulho com o resultado.
 
Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Rita ou encomendar alguma tela pode entrar em contato por e-mail: ritapapini@hotmail.com.