Sala do Participante

Artes

07/03/2013

Valcir Fernandes de Siqueira

Após a aposentadoria, em 2002, participante passou a se dedicar integralmente à arte

 

 

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Valcir Fernandes de Siqueira conheceu a fotografia há cerca de 40 anos. No início da década de 1970, quando trabalhava na redação do jornal carioca O Globo, como revisor, comprou uma câmera Olympus Trip 35 e passou a clicar o próprio bairro onde morava e os locais onde ia passear.

A história no Banco do Brasil (BB) começou poucos anos depois. Desde que iniciou a carreira no Banco, sempre trabalhou no Departamento de Material e Serviços (Demas), ligado à Direção Geral, na capital fluminense. Ocupou os cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo e gerente de equipe. Só saiu da cidade natal por um período de um mês e meio, quando esteve em Brasília para implantação do Setor de Qualidade (Seqma).

Membro de associação

Em 1979, já como funcionário do Banco, passou a integrar a Associação Brasileira de Arte Fotográfica (ABAF), no bairro de Botafogo, no Rio (RJ). Durante cerca de sete anos, participou de seminários mensais como expositor, seminarista e jurado (avaliando fotos expostas). Foi diretor do departamento de fotos coloridas da associação por dois anos.

Após se afastar da ABAF, Siqueira manteve as atividades na fotografia, participando de revistas, workshops e concursos. Voltou à associação cerca de 15 anos depois, em 2002, e permaneceu por apenas um ano. Mas foi nessa época que ele conheceu a fotografia digital. "Autodidata, nunca fiz curso nenhum de fotografia, mas lia muito sobre o assunto. Fui gradualmente dominando as técnicas da arte digital, já que tinha o knowhow da era analógica", explica.

Dedicação

Atualmente, o participante se dedica quase integralmente à fotografia. Chegou a atuar como fotógrafo de eventos. "O período foi curto, apesar dos bons resultados dos trabalhos. Porém, vi que não era a minha praia. Não gostei da experiência. Queria, sim, criar novas linguagens, imagens inusitadas... Posso dizer que hoje é um hobby, aliás, nunca deixou de ser", afirma.

O trabalho foi reconhecido em diversas premiações anuais da ABAF, nas quais Siqueira esteve entre os vencedores. Conquistou prêmios em salões nacionais de fotografia em diferentes oportunidades, e também expôs no exterior, como na 13ª Bienal da Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP, na sigla em francês), realizada na Bélgica em 1984. Além disso, foi convidado e publicou cliques em revistas como Veja e Íris, no Brasil, Popular Photography (Estados Unidos) e DP - Arte Fotográfica (Portugal).

A atuação de Siqueira como fotógrafo também teve frutos dentro do próprio BB. Em 1998, foi ele o autor das fotos de capa das Revistas do Comércio Exterior, edição especial (maio) e edição 18 (julho). Também fotografou o Centro Administrativo do Banco no Rio de Janeiro e de obras de artes plásticas para inventário. "E nas festas internas de aposentadoria e em outros eventos nos locais onde trabalhei, quem era convocado para tirar as fotos?", brincou.

 

 


Como surgiu seu interesse pela fotografia?
Na pré-adolescência eu adorava gibis, e nas bancas eu sempre via uns cartões postais com fotos noturnas de paisagens urbanas onde havia os riscos dos faróis e lanternas dos carros. Eu ficava deslumbrado com as imagens e ficava pensando como se fazia aquilo. A semente fotográfica germinou daí.

Seu trabalho é inspirado em outros fotógrafos? Quais?
Na verdade minhas fotos surgiram e surgem de ideias que me brotam e muitas delas são inusitadas. Mas sempre fui e sou um grande apreciador e admirador das magníficas artes, de uma forma geral, não só na fotografia, dos mais variados artistas. Os destaques: Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, Ansel Adams, Walter Firmo, Brassai, Robert Doisneau, Diane Arbus, Martin Parr e muitos e muitos outros.

Quem quiser conhecer mais do trabalho de Valcir Siqueira pode entrar em contato por e-mail: valcir.siqueira@yahoo.com.br , ou acessar os sites: www.flickr.com/photos/valcir_siqueira/ e liquidimages.eu/?u=Valcir

 

Galeria de fotos