Sala do Participante

Vera Portela

21/08/2014

Vera Portela

 
O talento da participante da PREVI Vera Portela faz com que duas atividades aparentemente diferentes caminhem juntas: ela é artista, professora de decoração com balões e também atua como palestrante nas áreas de motivação e marketing pessoal.
 
Nascida em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Vera mora atualmente na capital do estado, Porto Alegre. Aposentada desde 1996, trabalhou por 23 anos no Banco do Brasil em seu estado natal, nas cidades de São Luiz Gonzaga e em duas agências da capital, Farrapos e Centro, em cargos como o de caixa executivo e gerente de vendas.
 
A paixão pela arte com balões surgiu um ano depois da aposentadoria, em 1997, quando viajou ao interior de São Paulo a convite de uma amiga para participar de um evento sobre o tema. Um ano mais tarde, abriu a primeira loja de decoração com balões do sul do Brasil.
 
Em 2000, tornou-se instrutora da técnica. Desde então, mantém parceria com uma das principais empresas do ramo no Brasil. Buscou qualificação também no exterior e trabalhou para a formação de mais de sete mil profissionais, em diversas áreas do Brasil.
 
“Os cursos de balões e as atividades como palestrante de marketing estão muito ligadas uma à outra. E, por conseguir juntar as duas coisas, consegui ter uma boa participação no mercado. Hoje, se eu aceitasse todas as ofertas de trabalho que me fazem, meu dia teria que ter 40 horas, pelo menos”, conta, bem humorada.
 
Como unir duas coisas tão diferentes, como a arte em balões e os cursos de motivação e marketing pessoal?
 
Sempre foram coisas que realizei em paralelo, mas antigamente pouco se falava em marketing. As pessoas não entendiam, não sabiam o que era. Sempre que ministrei os cursos de balões, oferecia muitas dicas de motivação junto. Com isso, as pessoas me procuravam para pedir dicas, orientação nas relações familiares.
 
Já no Banco do Brasil você atuava ajudando as pessoas a se motivarem?
 

Sim, sempre fui uma pessoa que conversava muito e gostava de dar conselhos, e no banco não era diferente. Ter trabalhado no banco foi ótimo. A gente aprende coisas muito importantes para a vida toda, em relação à disciplina, horários, postura, tudo. Recentemente encontrei um grupo de pessoas que trabalharam na minha agência, eram 170 colegas, eu conhecia 160, e com todos tinha histórias para contar. Isso é muito bom!

No site veraportela.com.br é possível ver mais do trabalho da participante.