Sala do Participante

W. F. Endlich (Walquiria da Penha Francato)

18/10/2019

W. F. Endlich (Walquiria da Penha Francato)

Fale sobre você: onde nasceu, onde vive, sua carreira no Banco do Brasil, se é aposentado ou ainda trabalha e outros fatos que deseja destacar.

Nasci no Espírito Santo, mas moro no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia e atuo na área de administração de empresas. Entrei no BB por meio da aquisição do BNC, passei pelos cargos de supervisora de atendimento, substituição de gerente de relacionamento e substituição de gerente geral.

Como surgiu a literatura em sua vida?

Tenho verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd. Sou uma jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever com aproximadamente 12 anos e tenho certeza de que os livros salvaram minha vida, me tornaram uma adulta mais completa e possibilitaram ter sucesso em minha carreira. Iniciei publicando na plataforma de leitura on-line Wattpad. O amor pelos livros começou na infância pobre, época que não tinha acesso a muitos livros. Contar histórias veio da necessidade de imaginar um mundo melhor, ainda que nossa realidade seja dura e difícil. Basta estar disposto a enxergar o lado bom de todos os aspectos de nossa vida. E o amor por escrever veio da soma desses dois sentimentos que elevaram minha vida para o patamar onde eu me encontro hoje.

Qual é a principal proposta ou finalidade das suas obras?

Uma literatura nacional fantástica que estimule o leitor ao imaginário com elementos de nossa cultura e favoreça os mistérios que envolvem nosso país e nosso continente.

Sobre o que sua obra fala e em que você se inspirou para escrevê-la?

Em meu livro A Senhora do Caos – A Viajante e o Dragão, conto as aventuras de uma jovem do interior paulista e uma princesa de um mundo de fantasia. Ambas saem em uma jornada para salvar o que realmente importa: o amor, a amizade e a família. O livro conta com elementos de magia, seres fantásticos e um pouco de história geral do planeta Terra.

Algum fato pitoresco ou curiosidade sobre a obra e seu processo de criação?

Um dos maiores fatos sobre a minha obra veio em 2018 quando o diretor Bellamir Freire entrou em contato com meu marido, interessado em produzir um filme baseado no livro! As gravações, também realizadas de forma independente, estão previstas para iniciarem em 2019.

Como ter acesso a suas obras?

Pela página do livro no Facebook: A Senhora do Caos; ou no site www.asenhoradocaos.com.br. Quem comprar o livro estará ajudando a patrocinar as gravações do filme baseado na obra.