Sala do Participante

Voluntariado

18/02/2010

Antônio Carlos Gomes

O paulista da Capital Antônio Carlos Gomes, que por 28 anos integrou o quadro de funcionários do Banco do Brasil, até se aposentar no Centro de Comunicações e Serviços (Cesec) em Santo Amaro, em 2002, sempre foi influenciado pelos pais a realizar atividades sociais. Atualmente Gomes, nome pelo qual é conhecido entre seus colegas, preside o Comitê Verbo Divino, apoiando na elaboração dos projetos.

A entidade foi fundada em 1993, período em que as agências do Banco do Brasil criaram seus comitês de solidariedade e cidadania, por influência do sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho. O Verbo Divino é uma iniciativa dos funcionários do Complexo de Tecnologia do Banco do Brasil em São Paulo. O Comitê atende comunidades carentes paulistas. O primeiro passo é detectar as necessidades das pessoas para então desenvolver projetos que se configurem como um mecanismo de transformação social.

Ao longo dos 16 anos de trabalho voluntário na entidade, Gomes já contribuiu com a implantação de usina de reciclagem de lixo doméstico na Zona Sul de São Paulo e nas montagens de uma brinquedoteca e dois telecentros para crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Emílio Ribas (SP). O voluntário também ajudou a criar as creches Primavera e Girassol, ambas na comunidade Jardim Colombo, na capital do estado, entre outras iniciativas. Segundo ele, os resultados dessas ações são "altamente positivos", tanto para quem recebe os benefícios, como para aqueles que doam tempo, trabalho e talento. "Todos têm suas vidas modificadas para melhor", enfatiza.

Gomes fala isso por experiência própria. O voluntariado lhe oferece satisfação e realização pessoal e ainda mais. "Proporciona a certeza de haver contribuído de alguma forma para que outras pessoas tenham as mesmas oportunidades que tive no passado. Não há dúvida de que somos o resultado do que recebemos e vivenciamos em nossa infância. E é exatamente aí que se forma o cidadão", considera. E continua. "Ao realizarmos o que está ao nosso alcance, fazemos o que é nosso dever, realmente cumprimos a nossa parte", finaliza.

Mais informações no  site  do Comitê Verbo Divino. Contato com Gomes pelo e-mail  gomes@comite.org.br.

Galeria de fotos