Sala do Participante

Antonio Ricardo Soares Machado

15/12/2017

Antonio Ricardo Soares Machado

Antonio Ricardo Soares Machado é natural de Lavras do Sul, Rio Grande do Sul. O aposentado participa do projeto ‘’Sociedade Esportiva Independente’’, que proporciona inclusão social a crianças e adolescentes através da prática esportiva. O projeto acontece, de forma gratuita, desde 1985 e possibilita aos interessados integração, convívio respeitoso, intercâmbio com outras cidades e formação complementar familiar e escolar. Saiba mais sobre o projeto voluntário.

Por que você resolveu fazer/apoiar esse projeto?
Na verdade, esse projeto foi criado em 1985 objetivando proporcionar inserção social a crianças e adolescentes do município através da prática esportiva.

Qual a importância desse projeto para você?
A longevidade do projeto, anterior até mesmo aos conhecidos AABB Comunidade e até anterior ao Criança Esperança no Brasil, representa um marco para a comunidade, pois as crianças são acolhidas desde os seis anos de idade, de forma gratuita, sem cobrança de mensalidades, o que possibilita às camadas pobres da população o acesso ao esporte.

Qual a importância desse projeto para as pessoas beneficiadas?
Da mesma forma, possibilita aos interessados uma maneira de integração, convívio respeitoso, intercâmbio com outras cidades pelo esporte, enfim, formação esportiva que complementa a familiar e a da escola.

Resumidamente, como funciona o projeto?
Os atletas são recebidos a partir de seis anos de idade, divididos em categorias (iniciação, pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, adulto, etc.) e seguem um programa de treinamentos de futsal que contempla treinos, jogos, competições, palestras, reuniões, participações sociais relevantes (arrecadação de alimentos, roupas, etc.) para a comunidade. Tudo isso sem mensalidades, mantendo sua atuação com doações, campanhas, venda de material da equipe e outras promoções.

É possível a participação voluntária de outras pessoas no projeto? Como isso pode ser feito?
Sim. Cada pessoa interessada pode participar da Campanha ‘’Somos trinta’’ lançada em 2015 pela instituição. Ela consiste em receber doação única de no mínimo, R$ 30,00 (trinta reais) e está disponível para toda a comunidade participar. Pessoas de outras localidades também podem doar, é só entrar em contato pelo e-mail: ricardors14@hotmail.com.

O que mais você gostaria de destacar?
Os resultados, ao longo do tempo, em termos de inserção social são visíveis dentro da comunidade. Sua longevidade e o caráter eminentemente social da Sociedade Esportiva Independente, fazem parte da vida de várias gerações de lavrenses.

Como ter acesso a informações, produtos, acervos etc. referentes ao projeto?
Acompanhe no facebook na página Sociedade Esportiva Independente

Galeria de fotos