Sala do Participante

Voluntariado

04/07/2008

Cássia Oliveira

O projeto Música e Cidadania Harmonicanto tem como objetivo mudar a realidade da comunidade do Cantagalo, em Ipanema, no Rio de Janeiro. "Utilizamos aulas de música para estimular a educação. Oferecemos aulas de musicalização infantil a partir de um ano de idade e classes de flauta-doce, teclado, teoria, solfejo e canto coral", afirma Cássia Oliveira, 51 anos, que por 23 anos trabalhou no Banco do Brasil.

O primeiro contato com a garotada foi em 1999, quando foi contratada por uma instituição de ensino para dar aulas num projeto musical na comunidade.

"Ao ser apresentada aos alunos, percebi que aquele era o local ideal para realizar meu sonho. Encontrei crianças com baixa estima, desmotivadas e introvertidas, mas todas elas interessadas em novas oportunidades", diz Oliveira, que possui formação em técnica musical.

Em 2005, a instituição de ensino que mantinha o projeto decidiu retirar o patrocínio. Em razão disso, ela decidiu criar o projeto Música e Cidadania Harmonicanto. "Estamos tendo muita dificuldade para manter o projeto. Vivemos de doações, de rifas, das vendas realizadas no bazar e das apresentações do grupo infanto-juvenil Harmonicanto", explica Oliveira, que está tendo que adiar as aulas iniciais de piano e reforço escolar, um projeto de inclusão digital e a construção de uma biblioteca e de uma brinquedoteca.

De acordo com Oliveira, a evolução emocional, comportamental, escolar e musical das crianças é surpreendente. "Temos certeza de que realmente faltam oportunidades para as crianças da comunidade obterem conhecimentos e serem motivadas a buscar o melhor de seu potencial. Cremos plenamente que é possível alterar a realidade deles. Dentro de uma comunidade de risco a única arma que essas crianças usam são os seus instrumentos musicais", afirma.

Para mais informações sobre o projeto os contatos são (21) 8144-9373 e harmonicanto@yahoo.com.br.

 

Galeria de fotos