Sala do Participante

Voluntariado

21/11/2005

Comitê Elos

Trabalhar pela cidadania e lutar contra a exclusão social são as missões do Comitê Elos da Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil e Amigos. A organização, criada com base nas idéias do sociólogo Herbert de Souza, contempla as áreas de cultura e educação, geração de renda e saúde.

Os beneficiados pelas ações do comitê, criado em 1993, são as comunidades pobres do Lins de Vasconcelos (Zona Norte do Rio), Anchieta e Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). No bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu, o comitê construiu e mantém uma biblioteca comunitária. A associação também capacita os moradores para atuarem na catalogação das obras literárias e no atendimento aos usuários. Até o fim do ano, está prevista a inauguração da biblioteca da comunidade Dona Francisca, no Lins.




Outra ação do Comitê Elos é a doação de alimentos e eletrodomésticos para as creches, associações de bairro e hospitais das comunidades contempladas. No fim do ano, o comitê promove uma campanha de apadrinhamento para que os funcionários de agências do Banco do Brasil e da PREVI adotem uma criança e doem roupas, calçados e brinquedos no Natal. São beneficiadas cerca de 300 crianças das comunidades assistidas.

Além da participação de funcionários do Banco do Brasil e da Previ, o comitê conta com apoio de voluntários que não pertencem aos quadros dessas instituições. "Alguns desenvolvem projetos em comunidades, outros trabalham apenas em nossa sede e outros prestam consultorias aos nossos trabalhos. Ainda temos aqueles que ajudam esporadicamente, como dentistas e médicos", conta Ana Carvalho, vice-presidente do comitê, que trabalhou 28 anos no Banco do Brasil.

Um dos objetivos da diretoria do Elos da Cidadania, segundo Carvalho, é atrair mais voluntários, garantindo assim a ampliação dos trabalhos desenvolvidos nas regiões assistidas e abrangendo outras comunidades pobres do Rio de Janeiro. "Vamos iniciar uma campanha direcionada aos funcionários do BB para doar o valor referente a um dia do auxilio alimentação em prol dos projetos do comitê", acrescenta Carvalho.

De acordo com a diretoria, formada também por Maria da Graça Gomes, primeira secretária, e Ana Amélia Cavalcante, segunda secretária, que são aposentadas da PREVI, as adversidades enfrentadas ao longo desses anos fortaleceram as ações da entidade. "Hoje, consideramos que todos os resultados foram muito satisfatórios e gratificantes, tanto para as comunidades auxiliadas quanto para os voluntários. Nas comunidades, houve o resgate da auto-estima das pessoas, além de maior acesso a informações, através das bibliotecas e palestras ministradas. Para nós, voluntários, fica a imensa alegria de poder ajudar um pouco na melhoria do nosso País. Temos certeza de que todos têm crescido e assumido cada vez mais um papel ativo na luta pela cidadania".

Entre no site do Comitê Elos. Nele você pode conhecer melhor o trabalho do Comitê, acessar a seção Fale Conosco, ler o jornal bimestral e saber das ações e campanhas. Para colaborar com o Comitê Elos da Cidadania, ligue para (21) 3808-3720.

 

Galeria de fotos