Sala do Participante

Eladio Grego Martinez

26/12/2018

Eladio Grego Martinez

Nascido em uma família de pescadores na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, Eladio estudou em escola pública durante grande parte de sua vida e, ao chegar a graduação, conseguiu uma vaga no curso de Letras na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Entrou no Banco do Brasil como menor aprendiz e, após ser aprovado no concurso, ingressou como escriturário. Após 32 anos de trabalho na instituição, ele se aposentou em 2016.

Por que você resolveu fazer/apoiar esse projeto?

Decidi, após minha aposentadoria, que iria retribuir a formação que consegui gratuitamente, na UERJ. Passei a coordenar um curso pré-vestibular comunitário voltado à comunidade de baixa renda da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Qual a importância desse projeto para você?

Iniciativas como essa salvam jovens em situação de risco e impulsionam a inclusão de pessoas de baixa renda no ensino superior.

Qual a importância desse projeto para as pessoas beneficiadas?

Ser aprovado em universidade pública muda a vida de um jovem de baixa renda. O inclui em mundo novo, de conhecimento e possibilidades e faz com que ganhemos protagonistas para pensar nossa sociedade.

Resumidamente, como funciona o projeto?

Apesar de utilizar sala cedida pela Paróquia de Nossa Senhora D'Ajuda, no bairro da Freguesia, sofremos também com a falta de transporte público e insumos. Conseguimos aprovar no ENEM de 2017 11 alunos, o que nos rendeu uma reportagem no jornal do bairro

É possível a participação voluntária de outras pessoas no projeto? Como isso pode ser feito?

Estamos sempre precisando de voluntários, seja para o corpo docente, seja para secretaria e recepção. Procure-nos na página do Facebook Curso Pré-Vestibular Oásis.

Como ter acesso a informações, produtos, acervos etc. referentes ao projeto?

Por meio da página Curso Pré-Vestibular Oásis, no Facebook, ou pelo Whatsapp (21) 99694-4952.