Sala do Participante

Voluntariado

03/12/2009

Francisco Pereira

O aposentado explica que a organização que criou é essencialmente humanista. O  Movimento Humanos Decentes   classifica a decência como a mais nobre das condutas entre as pessoas. "Nosso ideal consiste em propagar a dignidade e recuperar a moral da humanidade. Queremos contribuir para uma sociedade mais honesta para nossos filhos e netos desfrutarem no futuro", explica.

Para difundir os ideais do movimento, Pereira promove reuniões para incentivar que os participantes relatem suas experiências cotidianas. Durante esses encontros, o aposentado explica que ações simples como dar um bom dia, falar obrigado e pedir perdão, fazem a pessoa ser mais humanista.

O Movimento Humanos Decentes também promove palestras. Esses eventos acontecem na casa Pereira, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, ou na casa de amigos que participam do grupo. "Geralmente as palestras duram 20 minutos e são gratuitas", diz o aposentado, que em todas as atividades, inclusive na fundação do movimento, conta com o apoio da esposa Nacira Andrade.

Trajetória do movimento

Durante os três anos de atuação do Movimento Humanos Decentes, o aposentado estima ter repassado a ideologia para cerca de 300 pessoas. "No começo conseguia reunir cerca de 20 pessoas por mês, sempre no boca a boca. Atualmente falo para aproximadamente 60 participantes", comemora. Para conseguir expandir o ideal do grupo, o aposentado criou o site do Movimento Humanos Decentes no início de 2009. "Fico muito feliz por ajudar as pessoas. Espero que elas sejam mais pacíficas e felizes", finaliza.

Contato com Francisco Pereira pelo e-mail  chicoassuncao@click21.com.br .

Galeria de fotos