Sala do Participante

Voluntariado

10/04/2012

Gilmar Francisco Cervo

O participante da PREVI, Gilmar Francisco Cervo, de 57 anos, gosta muito de pescaria, mas dedica a maior parte do seu tempo ao voluntariado, que para ele é considerado uma das grandes satisfações em sua vida.

Atualmente, ele é o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Chopinzinho (PR), instituição filantrópica que presta assistência social a pessoas portadoras de deficiência. A entidade tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias dessas pessoas, direcionadas à melhoria de qualidade de vida.

Ele conta que seu primeiro contato com o voluntariado, foi há 20 anos. "Era sócio da Apae e contribuía com a entidade desde que ela foi fundada", afirma. Logo mais se encantou com o trabalho desenvolvido e também começou a dedicar-se, presencialmente, fazendo visitas, arrecadações e acompanhando sempre de perto se faltava algo para atender os alunos. Em 2011, recebeu o convite para assumir a diretoria, ocupando o cargo de presidente até o próximo ano.

No Banco do Brasil (BB), Cervo iniciou sua carreira em 1977 como auxiliar de portaria. Em 1982 prestou concurso interno e trabalhou como caixa, função na qual se aposentou em 2010.

Como é ser presidente da Apae?
Ser presidente, assim como fazer parte da instituição é muito gratificante, até mudei como pessoa, para melhor. Estou envolvido em todos os projetos e todas as necessidades dos nossos 113 alunos, que são crianças e adultos, com idade até 60 anos.

Como a Apae recebe ajuda?
Hoje contamos com ajuda de 200 sócios que contribuem mensalmente com a entidade, mas qualquer forma de ajuda é sempre importante e quem puder participar como voluntário e tiver disponibilidade vale a pena.

Quais são as necessidades atuais da entidade?
Sempre tem alguma coisa que queremos fazer. Dentre as necessidades atuais da entidade, está a compra de cadeiras de rodas e computadores, pois pretendemos montar uma sala de informática para os alunos. Estamos com projeto de ampliar a sala dos técnicos - fisioterapeutas, terapeutas e fonoaudiólogos -, reformar e pintar a escola, para melhor atender a todos.

Para falar com Gilmar Francisco Cervo, envie um email para gilmarcervo@wln.com.br.

Galeria de fotos