Sala do Participante

Voluntariado

17/09/2009

José Ivan Coimbra

Integrante da equipe do Banco do Brasil há 26 anos, José Ivan Coimbra concilia a atividade na empresa com a coordenação do Comitê Solidariedade e Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil em Belo Horizonte. O principal objetivo do grupo, criado em 1993, é apoiar as ações voluntárias abraçadas pelos colegas do Banco do Brasil em Minas Gerais.

De acordo com o coordenador, o Comitê tem parcerias com pastorais da mulher, da criança e dos moradores de rua e, ainda, presta auxílio emergencial a creches, instituições de longa permanência de idosos e associações de catadores de lixo, entre outras entidades. "Também oferecemos suporte a programas de inclusão digital e voluntariado Banco do Brasil", informa José Ivan, acrescentando que os funcionários que integram o grupo apadrinham as entidades assistidas para se envolverem de perto com o trabalho.


A iniciativa

"Um olhar sobre a pessoa idosa" é um dos projetos abraçados pelo Comitê. A atividade é realizada em parceria com o Eixo de Responsabilidade Socioambiental da área de Gestão de Pessoas (GEPES) do Banco do Brasil em Minas Gerais, o Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento (Ciape) e o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça e Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência e Idosos.

"A proposta do projeto é estimular o envolvimento entre os voluntários do Banco do Brasil e as diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Nesse sentido, a proposta é contribuir para que esses abrigos cumpram as exigências da legislação que versam sobre o respeito, o carinho e as boas acomodações para os nossos idosos", explica José Ivan.

Contribuições

O coordenador do Comitê conta que o grupo consegue custear suas despesas com as doações dos funcionários do Banco do Brasil em conta corrente. "Além disso, arrecadamos verba a partir da venda de sucata oriunda das reformas realizadas nas dependências do BB e do papel utilizado pela instituição", informa. Contudo, para aumentar a abrangência da atividade, José Ivan faz um apelo aos colegas de Banco do Brasil que já encerraram suas atividades. "Sentimos que podemos melhorar muito o nosso trabalho se envolvermos mais os aposentados em nossas ações", afirma.

Para mais informações sobre o Comitê Solidariedade e Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil em Belo Horizonte ou mande e-mail para ivancoimbra@bb.com.br  ou ligue (31) 8863-7752 ou (31) 3279-1663.

Galeria de fotos