Sala do Participante

Voluntariado

02/10/2008

Márcia Werneck

Márcia Werneck, 53 anos, dos quais 27 anos foram dedicados ao Banco do Brasil, onde se aposentou na Agência Araruama, sempre gostou de ajudar as pessoas com seus conhecimentos em terapia holística, termo que abrange diversas técnicas alternativas. Mas esse envolvimento ficou ainda mais intenso quando ela precisou deixar a atividade bancária. Werneck e um grupo de colegas que conheceu há cinco anos em um curso de Reiki "um tipo de terapia oriental" decidiram oferecer sessões gratuitamente.

"Resolvemos doar a terapia aos que precisavam e criamos o Saint Germain Espaço Holístico. Com nosso trabalho, pretendemos mostrar que todos podem ter acesso aos tratamentos holísticos. Queremos nos somar para fazer parte de um grupo de pessoas que quer tornar o mundo melhor", afirma a aposentada, acrescentando que o Saint Germain pede apenas 1 quilo de alimento não perecível por sessão. "O que arrecadamos, doamos a comunidades carentes de Araruama", avisa a diretora-presidente do espaço.

Werneck é graduada em psicologia pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e fez cursos de Reiki e de cinesiologia " uma terapia alternativa com enfoque holístico. Ela conta que não há idade para poder fazer as sessões. "Recebemos desde crianças até idosos. Também temos clientes de todas as classes sociais", completa. Mas, em geral, quem procura o Saint Germain tem os mesmos problemas. "As pessoas chegam principalmente com quadros de síndrome do pânico, hipertensão, diabetes e câncer. Nossos clientes não interrompem o tratamento prescrito pelo médico. Fazemos essa doação terapêutica para todos possam conhecer algo a mais", informa a aposentada.

Ao fazer um balanço do trabalho voluntário iniciado em 2003, Werneck diz que "o resultado é muito bom". De acordo com ela, o impacto da terapia sobre os participantes é surpreendente. "Percebemos que mesmo quando têm um quadro avançado, as pessoas que fazem Reiki conseguem manter a harmonia interna. É gratificante poder, por exemplo, inserir as pessoas com síndrome do pânico à comunidade ou à família. É muito prazeroso notar as mudanças dos clientes. A melhora no sorriso e na expressão é evidente", considera.

Para conseguir atender cada vez mais ao objetivo de proporcionar bem-estar aos que procuram o Saint Germain, Werneck conta que o grupo tem a proposta de oferecer curso de auto-tratamento de Reiki até o final de 2008. "A idéia é que todos os nossos clientes tenham acesso às aulas para poderem fazer a terapia sozinhos. Queremos compartilhar o conhecimento que temos", completa, e continua: "Mostramos que a terapia holística é um recurso para qualquer pessoa. Basta ter apenas a vontade de buscar a harmonia interior", conclui.

Clique aqui para mais informações sobre o Saint Germain Espaço Holístico. Contato com Márcia Werneck através do e-mail: saintgermain_e.h.araruama@hotmail.com.