Sala do Participante

Voluntariado

08/10/2009

Marcos Fadanelli

Funcionário do Banco do Brasil há 28 anos, Marcos Fadanelli é um exemplo de que, com engajamento e paixão, é possível contribuir para uma sociedade mais igualitária. O gerente de Educação e Cultura da Fundação BB, em Brasília (DF), convive com temas que envolvem a promoção do bem-estar social. Mas seu comprometimento não se dá apenas no âmbito profissional. Desde 2003, Fadanelli participa de iniciativa da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Através do programa AABB Comunidade, criado em 1997, ele ajuda a levar educação e cultura para populações carentes do País.

"Oferecemos complementação educacional, valorizando a cultura do educando e de sua comunidade. O objetivo é possibilitar a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania", explica Fadanelli, acrescentando que a ação atende 52 mil crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. De acordo com o gerente da Fundação Banco do Brasil, o AABB Comunidade conta com o apoio de voluntários e de 4 mil educadores remunerados distribuídos pelos 400 municípios beneficiados nos estados brasileiros.

>

Atividade no programa

Fadanelli explica que sua participação no AABB Comunidade se dá através de diferentes frentes de atuação, seja por meio de auxílio para implementar o programa em alguma cidade ou para desenvolver trabalhos pontuais. Em junho de 2008, por exemplo, ele integrou a comissão julgadora de concurso de quadrinhos em Brasília. Fadanelli guarda boas lembranças do evento. "As histórias mostraram que as crianças e adolescentes conseguiram fazer uma reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos, passando sempre a mensagem de que devemos ter responsabilidade no trato com a água e suas fontes", comemora.

Mantendo o trabalho

O AABB Comunidade é desenvolvido com o apoio de órgãos públicos, especialmente das prefeituras das cidades contempladas. No entanto, a iniciativa precisa de mais apoio. "Cada ação promovida mobiliza muitos recursos, o que limita a introdução de inovações e ampliações, já que nosso orçamento é limitado. Além disso, as atividades de educação ambiental e música, as mais importantes, poderiam ter a ajuda de mais parceiros. Nesses projetos, as crianças e os adolescentes adquirem conhecimentos importantes para o presente e para o futuro", fala.

Para mais informações sobre o programa AABB Comunidade, entre em contato com Marcos Fadanelli pelo telefone (61) 3310-1900 ou pelo e-mailfadanelli@fbb.org.br

Galeria de fotos