Sala do Participante

Voluntariado

23/06/2010

Maria Gertrudes

A aposentada Maria Gertrudes Coelho, que trabalhou por 23 anos como caixa executiva na agência do Banco do Brasil em Ituiutaba (MG), sua cidade natal, cresceu em contato com o espiritismo. Com o fim da atividade profissional em 1994, ela pôde dedicar-se à pintura mediúnica. Dessa experiência, surgiu a ideia de criar a Fundação Espírita Jerônimo Mendonça, em 2000. A instituição, dirigida pela aposentada, atende crianças e jovens carentes de 6 a 17 anos, promovendo, por meio da educação, da cultura e do esporte, um futuro com melhores oportunidades.

De acordo com Maria Getrudes, a Prefeitura de Ituiutaba cedeu uma área de 25 mil m² para a construção da entidade. A infraestrutura inicial proveio da venda das telas pintadas em seções mediúnicas realizadas pela diretora e de doações do município e voluntários. "Toda a renda de nosso trabalho mediúnico é destinada à manutenção destas obras. A Fundação tornou-se conhecida como uma escola modelo e ponto turístico para quem visita Ituiutaba", completa.

A instituição desenvolve projetos culturais como o Criança também faz Arte. Através desta iniciativa, os alunos participam de oficinas de teatro, desenho, pintura e painéis. Já com o projeto Educar com Amor, as crianças e jovens recebem reforço escolar e auxílio na realização de tarefas.

O início do trabalho

Maria Gertrudes sempre estudou a doutrina espírita e nas horas vagas se dedicava à caridade. "Montei numa praça em frente ao BB, a Banca do Livro Espírita Allan Kardec, em 1982. Sempre orientada pelo meu amigo e orientador espiritual Jerônimo Mendonça Ribeiro, que faleceu em 1989, e por Chico Xavier, iniciei vários trabalhos assistenciais e literários e a construção do Centro Espírita Recanto de Paz em Ituiutaba", comenta.

Para a aposentada, a atividade voluntária e a vontade de ajudar o próximo estão acima de seus próprios interesses. "Minha vida pessoal deixou de existir após o trabalho mediúnico. Abstive-me de pensar em mim para atender a esse chamado espiritual. Sinto que se não me entregasse de corpo e alma, jamais conseguiríamos chegar aonde já chegamos com a culminância do trabalho da Fundação Jerônimo Mendonça, cujo lema reflete a sua meta: eduquemos os jovens através da arte com Jesus e transformaremos as prisões em museus", finaliza.

Como foi o início dessa sua experiência difundindo o espiritismo?

Em meados de 1987, quando ainda era funcionária do Banco do Brasil, iniciamos uma pesquisa sobre o espiritismo em Ituiutaba, orientada por meu guia espiritual Alfredo Júlio Fernandes. Publicamos então o livro sobre a história do espiritismo em Ituiutaba, com o título Foi Assim. Após a pesquisa vieram outros títulos e o interesse pela literatura foi aumentando. Atualmente, são 13 livros lançados. Divulgamos essas obras nas sessões públicas de psicopictoriografia (pintura mediúnica) e palestras que realizamos em nossas viagens pelo Brasil e exterior.

Diria que a literatura tem sido importante para expressar seus conhecimentos sobre o assunto?

Para mim, a literatura é uma arte das mais importantes. Ela influencia as mentes e, por isso, devemos ter responsabilidade. Escrevo sobre todos os temas que levam as pessoas a refletirem sobre o porquê de nossa existência, o que estamos fazendo de nossa vida atual e o que nos reserva o futuro. Tanto nas pesquisas biográficas, como na recepção do romance mediúnico e das mensagens espirituais, nossa intenção é levar o leitor a refletir que é possível sermos felizes em qualquer plano que estivermos.

Fale sobre a sua experiência com a pintura mediúnica.

Tenho sete mil quadros, porém não me defino como uma pintora, mas como uma médium. A proposta é que as pessoas critiquem, avaliem, ponderem e ouçam a voz da espiritualidade que existe em cada um de nós, observando as telas mediúnicas com o coração. Somente assim o publico poderá perceber a mensagem que existe nas entrelinhas.

Mais informações no site da  Fundação Espírita Jerônimo Mendonça.

Contato com Maria Gertrudes Coelho pelo e-mail mariagertrudes@fejm.com.br.

Galeria de fotos