Sala do Participante

Voluntariado

07/01/2010

Maria Ignês

O comprometimento de funcionários do Comitê de Cidadania do Banco do Brasil de Ribeirão Preto, em São Paulo, resultou numa iniciativa que desde 1999 rende bons resultados. Trata-se da Organização Cidadania Ativa (OCA), que desenvolve projetos para a promoção da cidadania entre crianças e adolescentes. À frente desta ação está Maria Ignês de Paula, aposentada pelo Banco do Brasil em 1996 e presidente da entidade.

"Nosso objetivo é preparar integralmente a criança e o adolescente para a sociedade, contribuindo para que eles adquiram um comportamento pessoal e social ajustado, desenvolvendo atitudes favoráveis ao relacionamento humano", afirma Maria Ignês, acrescentando que 82 meninos e meninas são assistidos pelos projetos, que vão de aulas ministradas por voluntários a outras atividades pontuais.

Uma das iniciativas desenvolvidas pela organização é a ação denominada Bolsa Ecológica. "Esses materiais são confeccionados durante o projeto Renda Mirim. O objetivo do Bolsa Ecológica é ajudar a evitar o uso do saco plástico em supermercado", explica a presidente.

Para angariar recursos, a OCA promove anualmente a Feijoada da Maria Ignês. Em 2009, o evento aconteceu no começo de junho e mais uma vez correspondeu às expectativas. "Apesar do trabalho de organização ser intenso e corrido, o resultado final é muito satisfatório", afirma, acrescentando que também são promovidos bazares com artigos de artesanato confeccionado pelos meninos e meninas para arrecadar verba.

Parcerias e doações

A OCA recebe alimentos, itens escolares, agasalhos, dentre outros recursos para destinar às crianças e aos adolescentes. Maria Ignês conta que a OCA precisa de apoios para manter suas ações. Uma das alianças da entidade foi firmada com a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do banco de alimentos, para recebimento de verduras e legumes. Outro apoio vem do Fundo Social de Solidariedade, que doa Vale Transporte para os jovens que frequentam aulas de capacitação. No entanto, a presidente fala que há dificuldades para manter projetos e firmar parcerias. "Sempre tentamos verba nos conselhos, por exemplo, mas é difícil", afirma.

Para mais informações e ajudar a OCA, ligue (16) 3603-4145 das 8h às 17h.

Fale com Maria Ignês Coelho no telefone (16) 9197-5115 ou e-mail  migpaulasoares@gmail.com .

Galeria de fotos