Sala do Participante

Voluntariado

15/05/2011

Rômulo Carvalho

Naturopatia é filosofia de vida do bancário Rômulo Carvalho

Aposentado desde 1999 por questões de saúde, Rômulo José Carvalho, maranhense, encontrou na naturopatia não somente um estilo de vida saudável como também uma atividade (não remunerada) muito prazerosa. Os naturopatas têm uma visão holística do paciente e utilizam recursos naturais, como alimentos, ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias para os tratamentos de saúde.

O bancário, que estudou Ciências Contábeis na Universidade Federal do Maranhão, é da igreja adventista. Sua família segue a religião, mas por alguns anos ele esteve afastado. Porém, devido a um problema de saúde se reaproximou da crença.

E foi justamente durante um evento da igreja que Carvalho, em 1997, teve acesso ao conhecimento da naturopatia. O aposentado assistiu a uma palestra com Katarina Wahlberg e ficou encantado com a medicina natural. Ele sofria de diversas alergias, como rinite, e com as orientações da profissional teve uma melhora considerável. De lá para cá fez diversos cursos e mergulhou nos estudos. Hoje, ao lado da esposa, oferece cursos e palestras sobre o tema, dando orientações alimentares.

O que te chamou tanta atenção a ponto de se tornar um terapeuta naturista?
Eu sofria de rinite e outras várias "ites". Depois da palestra com a Katarina, resolvi seguir as recomendações que ela passou e fiquei encantado em ver como é possível, com muita simplicidade, cuidar do organismo, da saúde e alcançar qualidade de vida. Resolvi estudar, frequentar cursos, ler muito e, desde de 97, sigo essa linha. Como a igreja adventista estimula a vida saudável, uni as duas coisas e ofereço palestras e orientações para mudanças gratuitamente.

Como é o seu trabalho?
Nós orientamos as pessoas a desenvolverem um estilo de vida mais saudável através de bons hábitos alimentares e, ainda, orientamos com tratamentos naturais para recuperação da saúde. Participo do Programa Exposaúde, que é realizado nas igrejas. Nosso público é bem variado. Jovens e adultos. Tenho vontade que o programa possa em breve contar com profissionais de saúde para balizar o nosso trabalho. Da eficiência de hábitos alimentares saudáveis depende nossa longevidade, capacidade imunológica, o bem-estar geral e a produtividade, gerando energia positiva, concentração e autocontrole. Além disso, ofereço um curso para quem quiser parar de fumar. Em cinco dias há resultado positivo.

Qual a importância desse trabalho para você?
Minha mãe morreu por conta de diabetes de maneira dolorosa. Na ocasião eu estava começando a estudar a naturopatia. Se ela tivesse seguido as orientações, poderia ter evitado uma série de dores e controlado a doença evitando o sofrimento. Por tudo isso, considero tão importante divulgar esse conhecimento adquirido e me sinto bem levando essa atividade a sério. Meu sonho é ser palestrante e ministrador de cursos de culinária vegetariana.

Quem quiser saber sobre naturopatia pode visitar o blog mantido pelo bancário, http://www.naturopatiaplena.blogspot.com.br/ . Há dicas de saúde e alimentação. Vale conferir.

Galeria de fotos