Sala do Participante

Voluntariado

06/07/2010

Rosa Chiavoloni

Natural de Campinas (SP) e moradora do Rio de Janeiro (RJ), Rosa Cristina Chiavoloni, que trabalhou no Banco do Brasil por 33 anos até se aposentar na agência Marechal Câmara (RJ) em 1996, encontrou no voluntariado uma forma de ajudar a sociedade. Ao encerrar a atividade profissional, ela decidiu apoiar a Fundação Logosófica no Rio de Janeiro. Tudo começou com o suporte em ações como a organização de eventos e hoje Rosa integra o Conselho Diretivo da entidade. A aposentada é a tesoureira da instituição e ainda se envolve nas atividades de docência dos núcleos de estudos para adultos.

O contato de Rosa com a logosofia, ciência que envolve a condução do homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas, teve início em 1990. Naquele ano, ela conheceu o trabalho pedagógico desenvolvido na Fundação Logosófica onde sua filha estudava. Com a chegada da aposentadoria, Rosa pôde dar sua contribuição para a entidade, que atende 300 alunos e 400 adultos atualmente.

De acordo com a voluntária, a fundação estimula a superação humana entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Segundo ela, as pessoas aprendem a ter consciência de seus atos e a controlar seus pensamentos, conquistando assim mais confiança, satisfação e conhecimento espiritual. "Através do estudo da logosofia, adquire-se mais consciência de si mesmo, do semelhante, da vida, do Universo e do Criador", acrescenta.

Para Rosa, o voluntariado é muito importante para o crescimento pessoal e espiritual de quem se doa. "Diria que o maior beneficiado sempre é aquele que colabora em função dos demais", emenda. E o fato de ajudar a Fundação Logosófica é motivo de gratificação para a aposentada. "É uma forma de ser útil aos demais, sem interesse, de forma generosa e altruísta. Ajudar outros seres faz bem para o interior, por isso busco colaborar para a minha vida e para um mundo melhor", conclui.

Clique  aqui para mais informações sobre a Fundação Logosófica. Contato com Rosa pelo e-mail  rosachi@terra.com.br.