Sala do Participante

Voluntariado

29/10/2009

Vagão do Conhecimento

Presente em seis estados brasileiros, além de cidades no Uruguai, Chile e na Argentina, a América Latina Logística (ALL) desenvolve projetos com foco em educação, meio ambiente e cultura nas localidades onde possui atuação. No Brasil, as ações da empresa, a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, são coordenadas pelo Instituto ALL de Educação e Cultura. A entidade foi criada em 2008 para ser o braço social da companhia. A Previ possui 3,87% das ações da ALL.

O Vagão do Conhecimento é uma das principais ações sociais do Instituto ALL de Educação e Cultura. O projeto percorre a malha ferroviária da empresa no Brasil, passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Temos uma enorme responsabilidade com nossas comunidades e queríamos desenvolver um projeto itinerante que atendesse a todos", explica a superintendente de Gente, Qualidade e Marketing da instituição, Carolina Goulart.

Vagão do Conhecimento

A proposta da iniciativa é estimular a cidadania através de cursos, oficinas e palestras educativas para as famílias alocadas perto das ferrovias. "Na oficina do lixo, por exemplo, utilizamos materiais recicláveis e ensinamos as crianças e estudantes a confeccionarem brinquedos educativos, móbiles decorativos e outros objetos", conta a superintendente, acrescentando que as palestras tratam sobre preservação do meio ambiente e segurança na linha férrea.

As atividades do projeto são realizadas em dois vagões, sendo um desses espaços equipado com um laboratório de informática composto por oito computadores. De acordo com Carolina, a entidade pretende assistir especialmente o público infantil. "Acreditamos que as crianças são o futuro do País. Dessa maneira, todas as empresas e instituições que desenvolvem projetos socioambientais poderão ajudar a construir um mundo melhor e mais consciente", afirma Carolina.

Números

Em 2008, o projeto Vagão do Conhecimento beneficiou mais de 20 mil crianças. Segundo Carolina, a ALL pretende é ampliar o número de pessoas atendidas neste ano. "Nosso cronograma para 2009 está ainda mais elaborado. Temos o objetivo de beneficiar mais de 30 mil crianças nos seis estados onde a empresa atua", vislumbra Carolina.

Mais informações no site do Instituto ALL de Educação e Cultura .

Galeria de fotos