PREVI

Soluções para Você

Perguntas frequentes

  • •
  • •Quais são os Pecúlios oferecidos pela PREVI?

    Pecúlio Morte, Invalidez, Cônjuge/Especial e Mantença.
    Consulte aqui os planos e modalidades de Pecúlios.

  • •O que é o Pecúlio Mantença?

    É o pecúlio mantido pelo cônjuge ou companheiro em função do falecimento do participante que tinha o Pecúlio Cônjuge/Especial. Será mantida a modalidade do Pecúlio Cônjuge/Especial contratado pelo Participante.

    Podem ser beneficiários: os descendentes ou os menores sob guarda definitiva de qualquer um dos cônjuges ou companheiros desde que haja a devida comprovação do grau de parentesco dos beneficiários com o participante ou com o(a) cônjuge/companheiro(a).

    A inscrição é efetuada por meio de formulário disponível no site PREVI, na seção Soluções para você > Capec > Formulários e o prazo para adesão é de 90 (noventa) dias, contados a partir da data da última contribuição paga pelo participante no Plano Cônjuge/Especial.

    As contribuições serão debitadas na Folha de Pagamentos de Pensionista e,  na falta desta, na conta corrente do Banco do Brasil.

    As Alterações de beneficiários do Pecúlio Mantença podem ser realizadas no Autoatendimento aqui do site.

  • •Como efetuar a inscrição nos Pecúlios?

    A inscrição nos Pecúlios Morte, Invalidez e Cônjuge/Especial podem ser realizadas aqui pelo site, via Autoatendimento, opção Capec > Carteira de Pecúlios > Inscrição. Caso ainda não tenha senha para acessar o Autoatendimento, ela poderá ser cadastrada no próprio site PREVI, por meio da opção “Não tenho senha”.

    A adesão aos Pecúlios Invalidez e Cônjuge/Especial somente será possível se participante estiver inscrito no Plano Morte.

    No Pecúlio Mantença, o cônjuge ou companheiro inscrito no Cadastro de Dependentes PREVI é quem realiza a inscrição por meio de formulário disponível aqui no site, seção Soluções para Você > Capec > Formulários. Esse documento deve ser remetido para a PREVI, acompanhado de cópias de documentos que comprovem o grau de parentesco dos beneficiários com o participante ou com o(a) cônjuge/companheiro(a).

  • •O que é Pecúlio Morte?

    É aquele pago aos beneficiários designados pelo participante, na proporção estipulada, quando do seu falecimento.

    Qualquer pessoa, parente ou não, pode ser indicada como beneficiária.
    A inscrição e as alterações de beneficiários e de modalidades de Plano podem ser realizadas pelo Autoatendimento do site PREVI.

    Todos os funcionários do Banco do Brasil S.A e da PREVI podem se inscrever em uma das modalidades do Pecúlio Morte. No entanto, alteração de modalidade que represente acréscimo no valor contratado do pecúlio somente será permitida até que o participante complete 56 anos de idade. 

  • •O que é o Pecúlio Cônjuge/Especial?

    É o pecúlio pago ao(s) beneficiário(s) designado(s) pelo participante no caso de morte do cônjuge ou companheiro. Podem ser beneficiários o próprio participante, os descendentes – filhos e netos - ou os menores sob guarda de qualquer um dos cônjuges ou companheiros.

    Para contratar o Pecúlio Cônjuge/Especial, o cônjuge ou companheiro deverá estar inscrito no Cadastro de Dependentes PREVI e não possuir mais de 56 anos de idade.

    A contribuição é calculada em função da idade do cônjuge ou companheiro.
    A adesão a esse pecúlio está obrigatoriamente vinculada à adesão do Pecúlio Morte.

    A inscrição, alterações de beneficiários e de modalidades podem ser realizadas no Autoatendimento aqui do site.
     

  • •Como são calculadas as contribuições para os Pecúlios?

    O valor das contribuições varia de acordo com:

    • O plano - Morte, Invalidez, Cônjuge/Especial ou Mantença
    • A modalidade - Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo
    • A faixa etária do participante (Pecúlio Morte e Invalidez) ou do integrante (Pecúlio Cônjuge/Especial).

    Conheça aqui as modalidades de Pecúlios.

    Os valores dos Pecúlios são reajustados anualmente, no mínimo pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. As contribuições são fixadas no mesmo período, após avaliação atuarial.

    O modelo de custeio utilizado é baseado no Regime de Repartição Simples, no qual os recursos arrecadados são utilizados para os pagamentos realizados no próprio exercício.

  • •Como efetuar alterações no Plano Cônjuge/Especial?

    No Autoatendimento aqui do site, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios >
    Plano Especial > Alteração poderá ser realizada alteração de modalidades - Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo, bem como de beneficiários.

    A alteração de modalidade que represente acréscimo no valor do pecúlio somente será permitida caso o cônjuge tenha menos do que 56  anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento pela internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização, acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Para alterar o cônjuge/companheiro, além da CAPEC, acesse também a seção “Beneficiários PREVI”, no Autoatendimento, e atualize essa informação. O indicado(a) para o Pecúlio Especial deverá estar inscrito no Cadastro de Dependentes PREVI.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, ela poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.

  • •O que é Pecúlio?

    É um benefício previdenciário a ser pago em uma única parcela ao participante e/ou a seu(s) beneficiário(s).

    Para sua proteção e de seus beneficiários a PREVI disponibiliza os Planos Morte, Invalidez, Cônjuge/Especial e Mantença, nas modalidades Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo.

    Não há carência e, imediatamente após efetivada a inscrição, o participante está protegido.

  • •Quais são as modalidades dos Pecúlios?

    Quais são as modalidades dos Pecúlios?
    Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo.
    Consulte aqui os planos e modalidades de Pecúlios.

  • •Como efetuar alteração no Plano Morte?

    No Autoatendimento aqui do site, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios > Plano Morte > Alteração de Plano > Beneficiários, poderão ser realizadas alterações de beneficiários e a de modalidade – Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo.

    A alteração de modalidade que represente acréscimo no valor do pecúlio a ser pago somente será permitida caso o participante tenha menos que 56 anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento na internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, faça o cadastramento pela opção “Não tenho senha”.
     

  • •Como efetuar o cancelamento do Pecúlio?

    Para cancelamento de qualquer pecúlio é necessário contatar a Central de Atendimento, telefone 0800 729 0505. Lembramos que o cancelamento do Pecúlio Morte implica no cancelamento dos demais Planos (Invalidez e Cônjuge/Especial) mantidos.

  • •Como são cobradas as contribuições?

    As contribuições são debitadas na Folha de Pagamentos, no mesmo dia em que o Banco do Brasil S.A. e PREVI efetuam o pagamento de salários e benefícios de seus funcionários, normalmente no dia 20 de cada mês.

    Na ausência de folha as contribuições, serão debitadas na conta corrente do participante no Banco do Brasil.

    Atenção: a ausência de pagamento de três contribuições consecutivas ensejará o cancelamento automático do Plano. 

  • •Como efetuar a alteração de beneficiários?

    Pelo Autoatendimento aqui do site PREVI, opção Capec – Carteira de Pecúlios > Alteração de Plano > Beneficiários.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento na internet. Para isso, basta ler e aceitar a autorização acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Após a autorização, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar o Autoatendimento, poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.
     

  • •O que é o Pecúlio Invalidez?

    É aquele pago ao participante no caso de aposentadoria por invalidez, independente da causa.

    No caso em que a aposentadoria por invalidez pela Previdência Oficial  for concedida em conjunto com o complemento da PREVI, o Pagamento do Pecúlio será efetuado automaticamente.

    A adesão está obrigatoriamente vinculada à adesão ao Pecúlio Morte, podendo ser realizada pelo Autoatendimento do site PREVI, onde também é possível alterar a modalidade – Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo.

    Não será admitida a inscrição daqueles afastados do serviço por motivo de licença saúde, bem como para aqueles que possuam 56 anos de idade. Após essa idade também não poderá haver alteração de modalidade que represente acréscimo no valor do pecúlio a ser pago.

    Quem rompe o vínculo empregatício com os patrocinadores somente poderá manter o pecúlio Invalidez se não for aposentado pelo INSS e for participante dos Planos de Benefício nº. 1  e PREVI Futuro.

    A perda das condições para a manutenção do Plano Invalidez deverá ser comunicada formalmente pelo participante à PREVI, para que o cancelamento seja efetuado e as contribuições cessem.
     

  • •Como efetuar alteração no Plano Invalidez?

    No Autoatendimento aqui do site, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios >
    Plano Invalidez > Alteração poderá ser realizada alteração de modalidades - Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo.

    A alteração de modalidade que represente acréscimo no valor do pecúlio a ser pago somente será permitida caso o participante tenha menos que 56 anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento pela internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização, acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, ela poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.

  • •Como proceder a atualização/complementação dos dados dos beneficiários do Pecúlio Morte, por formulário Impresso?

    É possível também realizar a atualização/complementação dos dados dos de beneficiários por meio de formulário impresso. Basta acessar o site da PREVI e seguir esses passos:
     

    1 - Selecione a opção Soluções para Você > CAPEC > Formulários e serviços.

    2 - Escolha o formulário Pecúlios por Morte – Inscrição e Alteração.

    3 - Indique na “finalidade da proposta” a opção “Alteração de beneficiários”. 

    4 - Preencha todos os itens do quadro “dados do associado” e “dados do beneficiário”.               

    5 - Informe a data, imprima e assine o documento.  A assinatura deverá ser abonada em uma agência do Banco do Brasil ou ter firma reconhecida em cartório.
                                 

    Obs.: Importante ressaltar que não é necessário o preenchimento dos itens pecúlios por morte quem desejar manter e declaração de saúde.

  • •Como realizar a atualização/complementação dos dados dos beneficiários do Pecúlio Morte, pela Internet?

    Se você já tem a autorização para realização de alterações dos dados da CAPEC pela internet, siga essas instruções:
     

    1 - Acesse o Autoatendimento do site PREVI.

    2 - Selecione o link CAPEC – Carteira de Pecúlios.

    3 - Se o seu cadastro estiver incompleto, aparecerá uma mensagem na primeira página. Nesse caso, clique no botão Atualizar.

    4 - Será aberto o formulário com a finalidade Alteração somente de beneficiários selecionada. Caso deseje alterar também o plano, selecione a opção Alteração de plano e/ou beneficiários.

    5 - Caso tenha optado por atualizar as informações, preencha os dados dos seus beneficiários que estiverem em branco. Neste momento, você poderá incluir, excluir e/ou alterar quaisquer das informações dos beneficiários.

    6 - Após o preenchimento do formulário, clique no botão Enviar.
     

    Obs.: preencha os campos Data de Nascimento e CPF sem barras ou pontos.  Caso haja necessidade de correção, selecione todo o campo a ser corrigido e aperte o botão “Delete” do teclado do seu computador.

     

     Se você não tem a autorização para realização de alterações dos dados da CAPEC pela internet, poderá realizá-la da seguinte forma:
     

    1 - Acesse o Autoatendimento do site PREVI.

    2 - Clique no link CAPEC – Carteira de Pecúlios, a primeira página a ser apresentada será a tela para Autorização para Alteração pela Internet. Essa opção só vai aparecer para quem ainda não fez a autorização.

    3 - Leia os termos da autorização e clique no botão “Autorizar”.

    4 - Clique na guia “Ir para página seguinte”. Você será direcionado para a tela com a mensagem de cadastro incompleto.  Nesse caso, clique no botão Atualizar.

    5 - Será aberto o formulário com a finalidade de Alteração somente de beneficiários selecionada. Caso deseje alterar também o plano, selecione a opção Alteração de plano e/ou beneficiários.

    6 - Caso tenha optado por atualizar as informações, preencha os dados dos seus beneficiários que estiverem em branco. Neste momento, você poderá incluir, excluir e/ou alterar quaisquer das informações dos beneficiários.

    7 - Após o preenchimento da formulário, clique no botão Enviar.
     

    Obs.: preencha os campos Data e CPF sem barras ou pontos.  Caso haja necessidade de correção, selecione todo o campo a ser corrigido e aperte o botão “Delete” do teclado do seu computador.