PREVI

Soluções para Você

Perguntas frequentes

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  • •Quais são os Pecúlios oferecidos pela PREVI?

    Pecúlio Morte, Invalidez, Cônjuge/Especial e Mantença.

  • •O que é o Pecúlio Mantença?

    É o pecúlio mantido pelo cônjuge ou companheiro em função do falecimento do participante que tinha o Pecúlio Cônjuge/Especial.

    A inscrição é efetuada por meio de formulário disponível no site PREVI, na seção Soluções para você > Capec > Formulários e o prazo para adesão é de 90 (noventa) dias, contados a partir da data da última contribuição paga pelo participante no Plano Cônjuge/Especial.

    Podem ser beneficiários: Os descendentes e os menores sob guarda definitiva, de qualquer um dos cônjuges ou companheiros, sendo obrigatório, quando do pedido de inscrição, a apresentação de documentação comprobatória do parentesco ou situação.

    As contribuições serão debitadas na Folha de Pagamentos de Pensionista e, na falta desta, na conta corrente do Banco do Brasil.
     

    As contribuições serão debitadas na Folha de Pagamentos de Pensionista e,  na falta desta, na conta corrente do Banco do Brasil.

    As Alterações de beneficiários do Pecúlio Mantença podem ser realizadas no Autoatendimento aqui do site.

  • •Como efetuar a inscrição nos Pecúlios?

    A inscrição nos Pecúlios Morte, Invalidez e Cônjuge/Especial podem ser realizadas pelo site da PREVI, via Autoatendimento, opção Capec > Carteira de Pecúlios > Inscrição. Caso ainda não tenha senha para acessar o Autoatendimento, cadastre no próprio site PREVI, por meio da opção “Não tenho senha”.

    A adesão aos Pecúlios Invalidez e Cônjuge/Especial somente será possível se o participante estiver inscrito no Plano Morte.

    No Pecúlio Mantença, o cônjuge ou companheiro inscrito no Cadastro de Dependentes PREVI é quem realiza a inscrição por meio de formulário disponível aqui no site, seção Soluções para Você > Capec > Formulários. Esse documento deve ser enviado à PREVI, acompanhado de cópias de documentos que comprovem o grau de parentesco dos beneficiários com o participante, ou com o cônjuge ou companheiro(a).

  • •O que é o Pecúlio por Morte?

    É aquele pago aos beneficiários designados pelo participante, na proporção estipulada, quando do seu falecimento.

    Qualquer pessoa, parente ou não, pode ser indicada como beneficiária.

    A inscrição e as alterações de beneficiários e de modalidades de Plano podem ser realizadas pelo Autoatendimento do site PREVI.

    Todos os funcionários do Banco do Brasil S.A e da PREVI podem se inscrever em uma das modalidades do Pecúlio Morte.

    Atenção: alteração de modalidade que represente acréscimo no valor contratado do pecúlio somente será permitida até 56 anos de idade.

  • •O que é o Pecúlio Especial (Cônjuge) ?

    É aquele pago ao participante ou aos beneficiários designados quando do falecimento do cônjuge ou companheiro(a), inscrito na última proposta aprovada pela PREVI.

    Somente poderão figurar como beneficiários o participante da CAPEC e os descendentes ou menores sob guarda definitiva de qualquer um dos cônjuges ou companheiros.

    A adesão a esse pecúlio está obrigatoriamente vinculada à adesão do Pecúlio Morte.

    A inscrição no Pecúlio Especial (Cônjuge) é feita pelo participante e somente será admitida se o cônjuge ou companheiro não tiver completado 56 anos de idade.

    A contribuição é calculada em função da idade do cônjuge ou companheiro.

  • •Como são calculadas as contribuições para os Pecúlios?

    O valor das contribuições varia de acordo com:

    a) plano - Morte, Invalidez, Cônjuge/Especial ou Mantença;

    b) modalidade - Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo;

    c) faixa etária do participante (Pecúlio Morte e Invalidez) ou do integrante (Pecúlio Cônjuge/Especial).

    Os valores dos Pecúlios são reajustados anualmente, no mínimo pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. As contribuições são fixadas no mesmo período, após avaliação atuarial.

  • •Como efetuar alterações no Plano Cônjuge/Especial?

    No Autoatendimento do site da PREVI, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios >Plano Especial > Alteração poderão ser realizadas alterações de beneficiários e a de modalidade.

    A elevação da cobertura somente será permitida caso o integrante tenha menos que 56 anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento pela internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização, acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Para alterar o cônjuge/companheiro, além da CAPEC, acesse também a seção “Beneficiários PREVI”, no Autoatendimento, e atualize essa informação. O indicado(a) para o Pecúlio Especial deverá estar inscrito no Cadastro de Dependentes PREVI.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, ela poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.

  • •O que é Pecúlio?

    É um benefício previdenciário a ser pago em uma única parcela ao participante e/ou a seu(s) beneficiário(s).

    Não há carência e, imediatamente após efetivada a inscrição, o participante está protegido, com as melhores condições do mercado.
     

  • •Quais são as modalidades dos Pecúlios?

    Júnior, Pleno, Sênior, Master e Executivo. Quanto mais elevada a modalidade, maior será o valor da cobertura.

  • •Como efetuar alterações no Plano Morte?

    No Autoatendimento do site da PREVI, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios > Plano Morte > Alteração de Plano > Beneficiários, poderão ser realizadas alterações de beneficiários e de modalidade.

    A elevação da cobertura somente será permitida caso o participante tenha menos que 56 anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento na internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, faça o cadastramento pela opção “Não tenho senha”.
     

  • •Como efetuar o cancelamento do Pecúlio?

    Para cancelamento de qualquer pecúlio é necessário contatar a Central de Atendimento, telefone 0800 729 0505. Lembramos que o cancelamento do Pecúlio Morte implica no cancelamento dos demais Planos (Invalidez e Cônjuge/Especial) mantidos.

  • •Como são cobradas as contribuições?

    São debitadas na Folha de Pagamentos, no mesmo dia em que o Banco do Brasil S.A. e PREVI efetuam o pagamento de salários e benefícios de seus funcionários, normalmente no dia 20 de cada mês.

    Na ausência de Folha de Pagamentos serão debitadas na conta corrente indicada pelo  participante, no Banco do Brasil.

    Atenção: a ausência de pagamento de três contribuições consecutivas ensejará o cancelamento automático do Plano.

  • •Como efetuar a alteração de beneficiários?

    Pelo Autoatendimento aqui do site PREVI, opção Capec – Carteira de Pecúlios > Alteração de Plano > Beneficiários.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento na internet. Para isso, basta ler e aceitar a autorização acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Após a autorização, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar o Autoatendimento, poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.
     

  • •O que é o Pecúlio Invalidez?

    É aquele pago ao participante no caso de aposentadoria por invalidez na Previdência Oficial Básica, independente da causa.

    A adesão é obrigatoriamente vinculada à adesão ao Pecúlio Morte, podendo ser realizada pelo Autoatendimento do site PREVI.

    Não será admitida a inscrição e a alteração de modalidade daqueles afastados do serviço por motivo de licença saúde, bem como para aqueles que possuam idade igual ou superior 56 anos.

  • •Como consultar os dados do meu Plano/Beneficiários?

    As consultas podem ser efetuadas pelo site da PREVI, via Autoatendimento, opção Capec > Carteira de Pecúlios > Extrato de Pecúlio.

  • •Como efetuar alterações no Plano Invalidez?

    Diretamente no Autoatendimento do site da PREVI, opção CAPEC – Carteira de Pecúlios >
    Plano Invalidez > Alteração poderá ser realizada alteração de modalidades.

    A elevação da cobertura somente será permitida caso o participante tenha menos que 56 anos de idade.

    É necessário, primeiramente, que o participante tenha autorizado a PREVI a liberar esse procedimento pela internet. Para isso, basta ler e aceitar a Autorização, acessível na primeira tela do Autoatendimento, clicando no botão “Autorizo Alterações pela Internet”. Uma vez autorizado, as alterações ficarão liberadas.

    Caso ainda não tenha senha para acessar a seção do autoatendimento, ela poderá ser cadastrada aqui mesmo pelo site, na opção “Não tenho senha”.

  • •Como proceder a atualização/complementação dos dados dos beneficiários do Pecúlio Morte, por formulário Impresso?

    Basta acessar o site da PREVI e seguir esses passos:

    1 - Selecione a opção Soluções para Você > CAPEC > Formulários e serviços.

    2 - Escolha o formulário Pecúlios por Morte – Inscrição e Alteração.

    3 - Indique na “finalidade da proposta” a opção “Alteração de beneficiários”.

    4 - Preencha todos os itens do quadro “dados do associado” e “dados do beneficiário”.  
               
    5 - Informe a data, imprima e assine o documento.  A assinatura deverá ser abonada em uma agência do Banco do Brasil ou ter firma reconhecida em cartório.

  • •Como realizar a atualização/complementação dos dados dos beneficiários do Pecúlio Morte, pela Internet?

    Se você já tem a autorização para realização de alterações dos dados da CAPEC pela internet, siga essas instruções:
     

    1 - Acesse o Autoatendimento do site PREVI.

    2 - Selecione o link CAPEC – Carteira de Pecúlios.

    3 - Se o seu cadastro estiver incompleto, aparecerá uma mensagem na primeira página. Nesse caso, clique no botão Atualizar.

    4 - Será aberto o formulário com a finalidade Alteração somente de beneficiários selecionada. Caso deseje alterar também o plano, selecione a opção Alteração de plano e/ou beneficiários.

    5 - Caso tenha optado por atualizar as informações, preencha os dados dos seus beneficiários que estiverem em branco. Neste momento, você poderá incluir, excluir e/ou alterar quaisquer das informações dos beneficiários.

    6 - Após o preenchimento do formulário, clique no botão Enviar.
     

    Obs.: preencha os campos Data de Nascimento e CPF sem barras ou pontos.  Caso haja necessidade de correção, selecione todo o campo a ser corrigido e aperte o botão “Delete” do teclado do seu computador.

     

     Se você não tem a autorização para realização de alterações dos dados da CAPEC pela internet, poderá realizá-la da seguinte forma:
     

    1 - Acesse o Autoatendimento do site PREVI.

    2 - Clique no link CAPEC – Carteira de Pecúlios, a primeira página a ser apresentada será a tela para Autorização para Alteração pela Internet. Essa opção só vai aparecer para quem ainda não fez a autorização.

    3 - Leia os termos da autorização e clique no botão “Autorizar”.

    4 - Clique na guia “Ir para página seguinte”. Você será direcionado para a tela com a mensagem de cadastro incompleto.  Nesse caso, clique no botão Atualizar.

    5 - Será aberto o formulário com a finalidade de Alteração somente de beneficiários selecionada. Caso deseje alterar também o plano, selecione a opção Alteração de plano e/ou beneficiários.

    6 - Caso tenha optado por atualizar as informações, preencha os dados dos seus beneficiários que estiverem em branco. Neste momento, você poderá incluir, excluir e/ou alterar quaisquer das informações dos beneficiários.

    7 - Após o preenchimento da formulário, clique no botão Enviar.
     

    Obs.: preencha os campos Data e CPF sem barras ou pontos.  Caso haja necessidade de correção, selecione todo o campo a ser corrigido e aperte o botão “Delete” do teclado do seu computador.

  • •Como alterar a conta de débito das contribuições da Capec?

    Participantes Aposentados: solicitar a alteração da conta via Fale Conosco, site PREVI ou na Central de Atendimento: 0800-031-0505 ou 0800-729-0505, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

    Participantes Autopatrocinados ou Participantes que possuem Pecúlio Mantença: solicitar via Central de Atendimento da PREVI a alteração dos dados da conta.

    Atenção, a conta deve ser de titularidade do participante não podendo ser utilizada conta de Pessoa Jurídica ou de terceiros.

  • •Contratei a Capec no final do mês, tenho que pagar a contribuição cheia?

    Sim.  Aprovada a inscrição, você estará coberto, para todos os efeitos, a partir do dia do recebimento da respectiva proposta pela PREVI e as contribuições serão devidas a partir do mês de início da vigência do Pecúlio.

  • •Em que situação eu perco a qualidade de participante da Capec?

    Caso solicite o cancelamento; falecer ou deixar de efetuar o pagamento de 3 (três) contribuições mensais consecutivas.

     

  • •Estou na ativa e tenho mais de 56 anos de idade, posso me inscrever no Pecúlio?

    Sim, os funcionários do Banco e da Previ que estão em atividade podem ser inscrever na Capec mesmo se já tiver completado 56 anos. No entanto, a elevação da cobertura somente será permitida caso o integrante tenha menos que 56 anos de idade.

  • •Eu me desliguei da patrocinadora, posso manter os meus pecúlios?

    Se você estiver na condição de Autopatrocinado, BPD ou tenha se aposentado pela antecipada, poderá manter todos os Pecúlios.

    Atenção: o Pecúlio Invalidez após a aposentadoria pela Previdência Oficial não poderá ser mantido. Comunique esse fato imediatamente à PREVI, enviando a carta de concessão do benefício da Previdência Oficial, para cancelamento e fim da cobrança das contribuições.

  • •Me aposentei pelo INSS e ainda estou na ativa no BB/PREVI, posso manter o meu pecúlio Invalidez?

    Sim, desde que não tenha  rompido o vínculo empregatício com o Banco do Brasil S.A. ou com a PREVI.Sim, desde que não tenha  rompido o vínculo empregatício com o Banco do Brasil S.A. ou com a PREVI.

  • •Saí na aposentadoria antecipada da PREVI e acabei de me aposentar pelo INSS, como ficam os meus Pecúlios?

    O Pecúlio Invalidez não poderá ser mantido. Comunique esse fato imediatamente à PREVI, enviando a carta de concessão do benefício da Previdência Oficial, para cancelamento e fim da cobrança das contribuições.

    Já os Pecúlios Morte e Especial poderão ser mantidos.

  • •Não consigo visualizar os dados relativos ao meu cônjuge/companheiro e os beneficiários do meu Pecúlio Especial no Extrato de Participante, do autoatendimento, o que houve?

    Pode haver uma divergência entre o seu cônjuge/companheiro inscrito no cadastro de beneficiários da PREVI e o do Pecúlio Especial. Entre em contato com a Central de Atendimento para maiores esclarecimentos.