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Manifestação de Interesse

Os participantes do Plano de Benefícios 1 e do PREVI Futuro precisam manifestar interesse pelo financiamento. Este procedimento pode ser feito diretamente no site da PREVI ou pelo 0800 729 0505.

Manifestado o interesse, o participante ou assistido habilitado deverá aguardar Convocação para iniciar seu processo do financiamento imobiliário.

Confira o passo a passo para obter o seu financiamento:

A periodicidade das convocações está vinculada à disponibilidade de recursos de cada plano estabelecido por lei e na Política de Investimentos da PREVI.

Com FGTS

Para que todo o processo transcorra com tranquilidade, leia com atenção as informações sobre o financiamento. É também imprescindível seguir todas as orientações que irão constar na sua Carta de Convocação.

Veja o passo a passo para obter o seu financiamento:

ETAPAS
1. Participante Manifestação de Interesse: o associado que deseja obter o financiamento manifesta interesse para dar início ao processo. A manifestação é feita pelo autoatendimento do site PREVI ou pelo 0800 729 0505.
2. PREVI Convoca periodicamente os participantes que se manifestam, obedecida a ordem de classificação, e concede prazo de 120 dias para apresentação dos documentos.
3. Participante Escolhe o imóvel de sua preferência e contata a empresa indicada para realizar a avaliação do imóvel (os contatos estão na sua carta de convocação).
4. Empresa contratada Informa o valor e forma de pagamento para a avaliação do imóvel.
5. Participante Efetua o pagamento das despesas com a avaliação do imóvel. Encaminha o formulário "Proposta de Financiamento" e os respectivos documentos informados (RGI, IPTU e comprovante de pagamento da taxa de avaliação do imóvel) para a empresa contratada.
6. Empresa contratada Avalia o imóvel e, caso aprovado, solicita ao associado o envio do restante da documentação. Prazo: 7 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da chegada da documentação na empresa.
7. Participante Envia a documentação restante para a empresa contratada.
8. Empresa contratada Analisa os documentos e, não havendo restrições impeditivas, informa à PREVI as condições finais do contrato (valor do financiamento, valor do imóvel, prestação, prazo). Prazo: 5 dias úteis.
9. PREVI Aprova valores do financiamento e envia para CEF informações para liberação dos recursos do FGTS. Prazo: 2 dias úteis.*
10. PREVI Recebe da CEF aprovação da operação e providencia crédito dos recursos liberados do FGTS em conta de poupança bloqueada do vendedor no Banco do Brasil. Prazo: 6 dias úteis.*
11. Empresa contratada Emite o contrato, com data definida conforme determinação da CEF e encaminha, junto com documentos, para o associado providenciar assinaturas. Prazo: 4 dias úteis.
12. Participante Assina contrato juntamente com o(s) vendedor(es), reconhece as firmas, efetua o pagamento do ITBI e providencia registro do contrato no Registro Geral de Imóveis (RGI) de sua cidade.
13. Participante De posse do contrato registrado no RGI, encaminha a documentação para a empresa contratada, com a devida comprovação do registro.
14. Empresa contratada Recebe e analisa os documentos que comprovem, inclusive, o registro da operação no RGI. Comunica ao mutuário e à PREVI a regularidade e conclusão do processo de concessão, e encaminha para a PREVI toda a documentação. Prazo: 2 dias úteis.
15. PREVI Confere as informações, descloqueia recursos do FGTS e credita o valor do financiamento ao vendedor concluindo a fase de concessão. Prazo: 7 dias úteis.

* Passíveis de alteração em função de prazos da CEF. Os prazos acima são estimados e referem-se a processos sem exigência.

Tire dúvidas sobre liberação do FGTS

Sem FGTS

Para que todo o processo transcorra com tranquilidade,leia com atenção as informações sobre o financiamento. É também imprescindível seguir todas as orientações que irão constar na sua Carta de Convocação.

Veja o passo a passo para obter o seu financiamento:

ETAPAS
1. Participante Manifestação de Interesse: o participante que deseja obter o financiamento manifesta interesse para dar início ao processo. A manifestação é feita pelo autoatendimento do site PREVI ou pelo 0800 729 0505.
2. PREVI Convoca periodicamente os participantes que se manifestam, obedecida a ordem de classificação, e concede prazo de 120 dias para apresentação dos documentos.
3. Participante Escolhe o imóvel de sua preferência e contata a empresa indicada para realizar a avaliação do imóvel e a análise documental (os contatos estão na sua carta de convocação).
4. Empresa contratada Informa o valor e forma de pagamento para a avaliação do imóvel.
5. Participante Efetua o pagamento das despesas com a avaliação do imóvel. Encaminha o formulário "Proposta de Financiamento" e os respectivos documentos informados (RGI, IPTU e comprovante de pagamento da taxa de avaliação do imóvel) para a empresa contratada.
6. Empresa contratada Avalia o imóvel e, caso aprovado, solicita ao associado o envio do restante da documentação. Prazo: 7 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da chegada da documentação na empresa.
7. Participante Envia a documentação restante para a empresa contratada.
8. Empresa contratada Analisa os documentos e, não havendo restrições impeditivas, informa à PREVI as condições finais do contrato (valor do financiamento, valor do imóvel, prestação, prazo). Prazo: 5 dias úteis.
9. PREVI Aprova valores do financiamento e comunica empresa terceirizada.
10. Empresa contratada Emite o contrato e encaminha, junto com documentos, para o associado providenciar assinaturas. Prazo: 4 dias úteis.*
11. Participante Assina contrato juntamente com o(s) vendedor(es), reconhece as firmas, efetua o pagamento do ITBI e providencia registro do contrato no Registro Geral de Imóveis (RGI) de sua cidade.
12. Participante Confirma registro do contrato do RGI e encaminha a documentação para a empresa contratada, com a devida comprovação do registro.
13. Empresa contratada Recebe e analisa os documentos que comprovem, inclusive, o registro da operação no RGI. Comunica ao mutuário e à PREVI a regularidade e conclusão do processo de concessão, e encaminha para a PREVI toda a documentação. Prazo: 2 dias úteis.
14. PREVI PREVI confere as informações e credita o valor do financiamento ao vendedor concluindo a fase de concessão. Prazo: 7 dias úteis.

Obs.: os prazos acima são estimados e referem-se a processos sem exigências.

Carim - Uso do FGTS
 

Tire dúvidas sobre a liberação do FGTS
 

1 - Qual a duração do convênio firmado entre PREVI e CAIXA?
O convênio está vigente até 31 de dezembro de 2014. Deve ser observado o cronograma de solicitação de saques do FGTS e de contratações da CAIXA.
 

2 - Qual a finalidade do convênio?
Beneficiar os mutuários da Carim, possibilitando a liquidação antecipada dos financiamentos imobiliários com recursos do FGTS.
 

3 - É possível usar esses recursos para amortizar o financiamento?
Não.
 

4 - Quais as condições que devem ser inicialmente observadas?
Tanto a pessoa quanto o imóvel devem atender às condições do SFH e às normas previstas para utilização dos recursos da conta vinculada do FGTS para liquidação do financiamento. Essas regras devem ser informadas pela CAIXA. Todo o processo é conduzido pela CAIXA e não cabe à PREVI a análise de documentos apresentados, nem a aprovação da operação.
 

5 - Como posso saber meu saldo devedor?
No Autoatendimento do site PREVI ou da Central 0800 729 0505. Para isso, é preciso ter senha. Caso seja necessário obter uma nova senha, acesse o Autoatendimento e clique em "Cadastrar senha", abaixo do campo "Senha", no lado esquerdo da tela. Ou ligue para o 0800, digite a matrícula, tecle estrela (asterisco) e inicie o processo de cadastramento.
 

6 - E o saldo da conta vinculada do FGTS?
Nas agências da CAIXA ou no site www.caixa.gov.br.
 

7 - De posse dessas informações, qual é o próximo passo?
Ir a uma agência da CAIXA e solicitar a relação dos documentos e dos formulários relativos ao convênio PREVI x CAIXA, bem como as orientações quanto aos procedimentos em geral.
 

8 - Existe algum custo extra para o mutuário?
Sim. A CAIXA cobrará do mutuário a TAC (Taxa de Abertura de Crédito), que corresponde a 1% do saldo de liquidação. Na entrega da documentação para análise, é cobrada a primeira parcela de R$ 200,00 (valor mínimo da TAC). Se for o caso, a complementação será cobrada quando o mutuário assinar o contrato.
 

9 - E o que o mutuário deve fazer se o saldo devedor for maior do que o saldo da conta vinculada do FGTS?
O mutuário deve dispor de outros recursos para quitar o financiamento (veja matéria sobre o Empréstimo Simples Finimob) e amortizar, na PREVI, o valor que seja suficiente para tornar o saldo devedor de seu contrato menor ou igual ao saldo no FGTS.
 

10 - Se a operação com a CAIXA não se concretizar, será devolvido o valor amortizado?
Não, em nenhuma hipótese será devolvido o valor da amortização. Desta forma, o mutuário deve aguardar a aprovação da documentação entregue à CAIXA para fazer a amortização do saldo devedor.
 

11 - E se o saldo devedor for superior à avaliação a ser feita pela CAIXA?
Devem ser observados os mesmos procedimentos descritos na pergunta anterior.
 

12 - Como e quando se deve efetuar a amortização?
A amortização deve ser efetuada por meio de agendamento prévio via Central de Atendimento (0800 729 0505) com no mínimo sete dias úteis antes da data da assinatura da escritura na CAIXA. Apenas o saldo devedor informado para a CAIXA é sensibilizado pelo valor amortizado. Esse valor fica bloqueado, aguardando a liberação dos recursos do FGTS pela CAIXA.
 

13 - O que deve ser feito após a CAIXA autorizar o mutuário a utilizar os recursos do FGTS?
O mutuário, de comum acordo com a CAIXA, deve escolher a data, dentre as previstas no cronograma, para resgatar o FGTS e assinar o contrato. O mutuário deverá acessar o Auto-atendimento do site da PREVI para gerar documento oficial com o saldo devedor. Esse documento precisa ser entregue na CAIXA no terceiro dia útil anterior à data escolhida para o resgate do Fundo de Garantia e da assinatura do contrato.
 

14 - Quando o documento oficial com o saldo para liquidação deve ser gerado?
Ele deverá ser gerado pelo menos três dias úteis antes da data escolhida para operação na CAIXA, observado o prazo necessário para amortização do saldo devedor (veja pergunta 11).
 

15 - Quando pode ser feito o resgate do FGTS?
R: Nas datas abaixo, determinadas pela CAIXA.


Mês de assinatura Solicitação do FGTS Assinatura do contrato (OBRIGATORIAMENTE na mesma data do ressarcimento do recurso da CV do FGTS)
2013 Início Fim Início Fim
Janeiro 10 18 15 23
Fevereiro 14 20 19 25
Março 11 19 14 22
Abril 10 19 15 24
Maio 10 21 15 24
Junho 10 20 13 25
Julho 10 22 15 25
Agosto 12 20 15 23
Setembro 10 20 13 25
Outubro 10 21 15 24
Novembro 11 20 14 25
Dezembro 10 18 13 23
 

 

16 - O que acontece com o contrato da Carim depois que o documento oficial é gerado?
O saldo para consulta fica bloqueado. As prestações permanecem sendo cobradas e o saldo devedor corrigido. O mutuário fica impedido de realizar amortizações, operação de substituição de garantia e liquidação com recursos próprios. As prestações cobradas durante o período decorrido entre assinatura da escritura e a liberação dos recursos pela Caixa serão devolvidas ao mutuário corrigidas pelo mesmo índice de evolução do contrato. Salvo nos casos de utilização de recursos do Empréstimo Simples Finimob, quando a devolução das prestações corrigidas irá amortizar o saldo devedor do ES - Finimob.
 

17 - Quando o financiamento da Carim é liquidado?
O financiamento será liquidado após o repasse dos recursos do FGTS para a PREVI, com a data de assinatura do contrato com a CAIXA.
 

18 - Quando a Caixa repassa os recursos para a PREVI?
A liberação dos recursos ocorre após a Caixa receber o registro da operação no Cartório de Registro de Imóveis e desde que já tenham se passado, no mínimo, 90 dias da data da assinatura do contrato na Caixa.