Ouvidoria

A Ouvidoria da Previ tem o objetivo de ampliar o relacionamento com associados, funcionários, entidades representativas e fornecedores, por meio do acolhimento de reclamações de segunda instância e de denúncias, de forma imparcial e independente.

Reclamações de segunda instância

O acolhimento de reclamações pela Ouvidoria pressupõe uma reclamação anterior já tratada e respondida nos canais de atendimento de primeira instância. A partir da busca de soluções para as reclamações de segunda instância procuramos identificar oportunidades de melhoria dos processos internos, a transparência e as boas práticas de governança. Seu registro pode ser realizado por meio do formulário anexo a este link ou pelo telefone 0800 729 0303, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (exceto feriados).

Canal de denúncias

O Canal de Denúncias acolhe demandas com informações ou evidências de práticas como desvio de conduta, fraude, quebra de sigilo e violação ou descumprimento de leis e de normas internas. Disponível para os públicos interno e externo, o Canal de Denúncias foi desenvolvido por empresa especializada e independente, garantindo anonimato e sigilo absolutos, e faz parte do Programa de Integridade da Previ. As denúncias acolhidas são tratadas com independência, isenção e garantia de proteção ao sigilo em relação à identidade do denunciante e às informações fornecidas. Não há qualquer tipo de retaliação a quem acionar de boa-fé o canal de denúncias, com o objetivo de contribuir para o combate às práticas ilícitas e incompatíveis com a missão e valores da Previ. As denúncias podem ser realizadas neste canal ou pelo telefone  0800 515 0001, 24 horas por dia.


Os dados pessoais fornecidos nos registros de denúncia e de reclamação de 2ª instância são necessários para a condução da análise e do tratamento da demanda. A Ouvidoria da Previ tem o compromisso pela privacidade dos dados pessoais, tratando-os de forma ética e responsável em todo seu ciclo de vida, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).