Investimentos

Cenários Econômicos

27/05/2020

Abril de 2020

O Boletim Cenários Econômicos é um relatório mensal, que tem como objetivo informar aos participantes da Previ sobre os principais acontecimentos e atualizações ocorridas no mês de referência sobre a conjuntura econômica. O Boletim traz ainda projeções para o longo prazo realizadas pelo mercado, provenientes de fontes públicas como o Banco Central.

No mês de abril, o boletim macro destaca os produtos que mais influenciaram na variação dos índices de inflação, bem como os itens que mais têm pesado no bolso dos cidadãos. Traz também um acompanhamento de dois meses do nosso câmbio, e os valores de variação do Real e Dólar desse mês. Para o cenário internacional, trazemos informações sobre a crise do petróleo e sua mais recente queda, além de dados apurados de PMI e projeções de PIB por parte do FMI. Sobre cenário interno, o boletim apresenta um apanhado dos indicadores antecedentes da economia. O coronavírus Covid-19 ainda é o assunto mais comentado, então apresentamos dados da OMS sobre a evolução de casos no Brasil e no mundo. Por fim, o relatório apresenta as projeções do mercado, captadas pelo Bacen, para os indicadores de inflação (IPCA e INPC), câmbio, Selic e crescimento do PIB, para os anos 2020 e 2021.

Acesse o documento em versão PDF: Cenário Econômico Abril/2020.
__________

Previ - Diretoria de Planejamento

O presente boletim, de caráter informativo, foi produzido com base em dados publicamente divulgados. A Previ não declara, tampouco garante, de forma expressa ou tácita, que tais dados sejam imparciais, precisos, completos ou corretos. Cenários, análises, projeções, prognósticos e estimativas com base em tais dados estão sujeitos a riscos e incertezas e podem ser, ainda, e a qualquer momento, prejudicados, desconsiderados e descartados, até mesmo como decorrência, por exemplo, de mudanças na conjuntura nacional e/ou internacional, divergências nos critérios e métodos interpretativos e/ou nos fatores de riscos sistêmicos e/ou associados a alterações geopolíticas, políticas, econômicas, sociais, legislativas ou regulatórias. Este boletim não deve, em nenhuma circunstância, ser considerado como indicação, orientação, recomendação ou fonte para tomada de decisões. Compete a cada leitor realizar pesquisas, estudos e análises devidas. Qualquer eventual decisão ou ação é de sua exclusiva responsabilidade, não podendo a Previ, em nenhuma hipótese, ser de qualquer forma responsabilizada, inclusive, por qualquer perda ou dano, direto ou indireto. A Previ não assume qualquer compromisso ou obrigação, inclusive de revisar, atualizar ou complementar este boletim. A reprodução, divulgação, distribuição ou compartilhamento não expressamente autorizado deste boletim, ou de qualquer parte dele, sujeitará o infrator às penalidades legais.