Investimentos

Cenários Econômicos

31/05/2019

Maio de 2019

O “Boletim Macroeconômico” é um relatório periódico que tem como objetivo informar aos participantes da Previ sobre os principais acontecimentos e atualizações referentes à conjuntura econômica. Nesse relatório também são expostas projeções realizadas pelo mercado, provenientes de fontes públicas.
 

IPCA.jpg

O que mais pesa no bolso

Esses são os segmentos que mais pesam na renda das famílias (%).

segmentos.jpg

Cabo de Guerra dos preços

altas_baixas.jpg

Previsão do mercado (Focus) para a inflação (IPCA) de 2019

inflacao.jpg

Variação entre o Dólar e as moedas dos países acumulada no ano

No ano de 2019, o peso argentino apresenta uma desvalorização de -16,26% frente ao dólar. No mesmo período, o Real recuou 3,69%. Das moedas que mais se valorizaram em relação a dólar destaca-se o peso mexicano e o dólar canadense, 3,51% e 1,56% respectivamente.

dolar.jpg

dolar2.jpg

Como medir o poder do Real em relação a outras moedas?

O índice Big Mac foi desenvolvido nos anos 80 pela revista inglesa The Economist. Com esse índice é possível medir a paridade do poder de compra de uma moeda. Com o mesmo Valor pago no Brasil por um Big Mac é possível consumir quase dois no México.

big_mac.jpg

Fonte: The Economist: https://www.economist.com/news/2019/01/10/the-big-mac-index, acessado em 10/05/2019.

Indicadores de risco cambial

  • O nível alto de reservas internacionais ajuda a “proteger” o Real contra ataques especulativos.
  • O Investimento Direto no país, por sua vez, reforça a oferta de moeda estrangeira.
  • O déficit de transações correntes do Balanço de pagamento indica que existe mais saída de dólar do que entrada.
  • O CDS é um termômetro para medir a aversão a riscos dos investidores estrangeiros.

risco_cambial.jpg

Previsões do mercado (Focus) para o câmbio dezembro de 2019

cambio.jpg

O índice de confiança do consumidor, formado pela ponderação das linhas tracejadas, atingiu o pior nível desde outubro de 2018. A queda mais acentuada em 2019 está relacionada à piora das expectativas. Já o mês de maio apresentou variação negativa de 1,5% da situação atual percebida pelos consumidores. A confiança da indústria teve uma pequena piora, com estabilidade do índice da situação atual e queda das expectativas.

Índice de Confiança do Consumidor e da Indústria

confianca.jpg

Produção Industrial

Em março de 2019, a produção industrial recuou 6,1% na comparação com o mesmo período de 2018 e 1,3% frente a fevereiro, totalizando queda de 2,2% no primeiro trimestre.

industria.jpg

Em março, a pesquisa referente ao setor de serviços divulgada pelo IBGE apresentou uma queda, tanto na comparação com o mês de fevereiro quanto no acumulado em 2019. Os dados do comércio vieram fracos com crescimento de apenas 0,3% no volume de vendas e retração de 4,5% comparado a março de 2018. A incerteza política tem levado não somente à queda dos indicadores de confiança como uma maior fraqueza da atividade econômica, o que tem gerado constantes revisões baixistas do produto interno da economia para o ano de 2019.

Setor de serviços e comércio

servicos_comercio.jpg

Mercado de Trabalho

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( o emprego formal no Brasil registrou saldo de 129 601 postos de trabalho no mês de abril e 313 835 no ano de 2019 Destes, 28 849 se deram através de trabalho parcial ou intermitente, definidos pela reforma trabalhista Já a taxa de desocupação divulgada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD, com dados de março, ficou em 12 72 seguindo trajetória de alta, dado o ritmo lento da atividade econômica.

trabalho.jpg

trabalho2.jpg

Guerra Comercial EUA x China

A linha do tempo acima expõe os principais e mais recentes marcos da guerra comercial entre EUA e China. A tensão entre as duas potências extrapola questões econômicas, configurando uma disputa ideológica e estratégica. Trata se principalmente de mudanças estruturais importantes relacionadas à tecnologia e à propriedade intelectual. As restrições impostas por Donald Trump à Huawei podem estar relacionadas ao domínio da tecnologia 5G pela empresa chinesa, conforme declaração do presidente da multinacional. O desfecho desta batalha pode ser mais longo que o previsto. No entanto, um acordo seria muito importante para a redução das incertezas, pois geraria consequências positivas para a economia global.

eua_china.jpg

PIP.jpg

Acesse o documento em versão PDF: Cenário macroeconômico Maio/2019

____________________________

PREVI - Diretoria de Planejamento

O presente boletim, de caráter informativo, foi produzido com base em dados publicamente divulgados. A PREVI não declara, tampouco garante, de forma expressa ou tácita, que tais dados sejam imparciais, precisos, completos ou corretos. Cenários, análises, projeções, prognósticos e estimativas com base em tais dados estão sujeitos a riscos e incertezas e podem ser, ainda, e a qualquer momento, prejudicados, desconsiderados e descartados, até mesmo como decorrência, por exemplo, de mudanças na conjuntura nacional e/ou internacional, divergências nos critérios e métodos interpretativos e/ou nos fatores de riscos sistêmicos e/ou associados a alterações geopolíticas, políticas, econômicas, sociais, legislativas ou regulatórias. Este boletim não deve, em nenhuma circunstância, ser considerado como indicação, orientação, recomendação ou fonte para tomada de decisões. Compete a cada leitor realizar pesquisas, estudos e análises devidas. Qualquer eventual decisão ou ação é de sua exclusiva responsabilidade, não podendo a PREVI, em nenhuma hipótese, ser de qualquer forma responsabilizada, inclusive, por qualquer perda ou dano, direto ou indireto. A PREVI não assume qualquer compromisso ou obrigação, inclusive de revisar, atualizar ou complementar este boletim. A reprodução, divulgação, distribuição ou compartilhamento não expressamente autorizado deste boletim, ou de qualquer parte dele, sujeitará o infrator às penalidades legais.