|nº 106| Setembro 05

CARTAS
Escolha da publicação

Quero parabenizar pela excelente revista. Eu e minha esposa somos aposentados e ambos recebemos um exemplar. Uma delas vai para o lixo. Sugiro avaliar, não sabendo o reflexo no custo de cada edição, se há como fazer mais economia.
Nestor José Dresch
Lageado (RS)

Nosso compromisso é mandar um exemplar da revista para cada participante. Em casos como o seu, a opção de abrir mão da revista deve ser do próprio participante. No site www.PREVI .com.br (Auto-atendimento/Atualização Cadastral) é possível escolher quais pu-blicações da PREVI deseja-se receber, até optar por envio pelo Correio ou pela internet.

Revisão de benefícios do INSS

O prazo para assinar o acordo foi prorrogado devido à greve do INSS? Aposentei-me em fevereiro de 1990. Tenho direito ao crédito da PREVI ?
Iney Borges Bastos
Macaé (RJ)

O prazo para assinar o acordo com o INSS não foi prorrogado. De acordo com a legislação, vai até 31/10/2005. Têm direito a assinar o acordo do Índice de Reajuste do Salário Mínimo os segurados com aposentadorias concedidas entre março/94 e fevereiro/97, segurados cujos cálculos dos benefícios consideraram auxílio-doença concedidos naquele período, pensionistas com benefícios decorridos de aposentadorias iniciadas naquele período, mesmo que a data de concessão seja posterior e pensionistas de benefícios iniciados naquele período, desde que o participante tenha falecido em atividade. Como sua aposentadoria foi concedida em fevereiro de 1990, a revisão do seu benefício não é devida.

Compra de CDBs

Com relação à reportagem da edição de agosto da Revista PREVI (Gestão Segura), quadro VEJA ONDE ESTÃO OS CDBs DA PREVI , gostaria de saber por que o BB não consta da relação de instituições contempladas com recursos da PREVI .
Cícero Matsuo Yamazaki
Brasília (DF)

Com o Banco do Brasil, a PREVI tem outra modalidade de aplicação de renda fixa, que é semelhante ao CDB. Somente nesse tipo de aplicação do BB, conhecida como “operação compromissada”, a PREVI tem cerca de R$ 630 milhões investidos, enquanto em CDBs de diferentes bancos privados o volume total de recursos aplicados é de aproximadamente R$ 730 milhões (valores apurados em 21/9/2005).
Ida dos dirigentes à CPMI

Como saiu nos meios de comunicação e informativos da PREVI , os presidentes dos fundos de pensão se anteciparam e foram à CPMI. Só que para a imprensa soou como mea-culpa. O que a Diretoria diz a respeito?
Saulo da Almeida Campos
Goiânia (GO)

A iniciativa dos dirigentes, longe de conotar mea-culpa, demonstrou a disposição em colaborar com os trabalhos das Comissões e dirimir dúvidas sobre a atuação dos fundos de pensão. As páginas 6 e 7 trazem pontos relevantes do depoimento do presidente da PREVI , Sérgio Rosa, à CPMI da Compra de Votos.
Agradecemos as cartas com elogios e sugestões sobre a nova revista da PREVI . Por falta de espaço, deixamos de publicá-las nesta edição.

Mande suas cartas p/ Revista PREVI :
Praia de Botafogo 501, 4 o and , Rio de Janeiro, RJ, CEP 22250-040, ou clique aqui