|nº 129| Jan/Fev 08

EDITORIAL
Comemoração e cautela

Os resultados de 2007 são motivo de muita alegria para nós. Eles representam um ótimo desempenho das nossas estratégias de investimento, colocando a PREVI em posição de destaque entre os fundos de pensão e mesmo entre os fundos de investimento como um todo. E nós sabemos que melhor rentabilidade significa também mais segurança e melhores benefícios.

No caso do Plano 1, 2007 representou mais um exercício de captura concreta destes benefícios, tanto na forma da suspensão integral das contribuições quanto na implantação de novos benefícios discutidos e aprovados. E os resultados financeiros apresentam condições de novas discussões neste sentido.

No caso do PREVI Futuro, a rentabilidade de cada ano reverte-se integralmente para a conta dos participantes, que vão acumulando recursos para uma aposentadoria mais sólida quando chegar a hora.

Mas ao lado da comemoração a respeito dos resultados de 2007, o ano começou com um aprofundamento da crise na economia americana, com reflexos ainda não totalmente identificados para a economia do mundo. Há um consenso de que a economia brasileira está mais forte para resistir ao impacto de crises externas (crises que em momentos anteriores nos afetaram brutalmente), mas a Bolsa de Valores brasileira tem refletido a insegurança dos investidores, com fortes movimentos de baixa e alta. Isto serve para lembrarmos da necessária cautela em meio a justas comemorações. É sempre bom lembrar que a economia é um conjunto tão vasto quanto complexo de eventos e que ninguém pode garantir que estejamos sempre em tempos de bonança.

É com este pensamento que nos preparamos para enfrentar o ano de 2008, reforçando análises e ferramentas para defender o nosso patrimônio.

Eleições

E, falando em grandes eventos do ano de 2008, não poderíamos deixar de chamar atenção para as eleições da PREVI, programadas para este primeiro semestre.

As eleições são um dos mais importantes instrumentos de participação. Ao eleger diretores e conselheiros, os associados estão decidindo quem vai ajudar a tomar conta do seu patrimônio, e esta missão envolve muitos aspectos: competência, ética, experiência, capacidade de representação, negociação e administração, entre tantas outras características.

Mais uma vez esperamos que as eleições sirvam de instrumento para fortalecer a PREVI, por meio do debate e da participação da maioria. Isto faz parte da história da PREVI.

Portanto, desde já vamos trabalhar duro para fazer de 2008 mais um ano de sucesso, quando ainda mais pessoas sintam-se satisfeitas com a PREVI.

Sérgio Rosa