|nº 136| Set 08

ESPAÇO LIVRE

Poesia recriada

 

1 Emily Dickinson: Alguns Poemas
Tradução José Lira, aposentado
editora iluminuras, 2006
318 páginas
Emily Dickinson (1830-1886) é considerada uma das maiores expressões poéticas da língua inglesa em todos os tempos e essa tradução de 245 poemas da autora norte-americana é a mais completa publicação de sua obra no país.
O tradutor do livro é José Lira, paraibano de Boa Vista, que, depois de se aposentar, há 14 anos, fez graduação e mestrado e passou a dedicar-se a poesias, contos, ensaios e traduções. “Trabalhei alguns anos nos poemas de Emily Dickinson, cuja obra é considerada um desafi o para os tradutores. Fui presenteado como um dos finalistas do Prêmio Jabuti, que é o maior e mais prestigiado prêmio literário do país.”
Neste livro, José Lira não só traduziu, mas também produziu poemas num processo que consiste em fazer recriações, imitações e invenções.
Para adquirir o livro, entre em contato com o autor pelo e-mail liraj@oi.com.br, ou pelos telefones (81) 3467-5842 e (81) 8849-4765.
6 Curta Dica

2Um Novo Amanhã
José Carlos Daltozo, aposentado
IMPRESS Gráfica e Editora, 2008
148 páginas

O sétimo livro histórico de autoria de José Carlos Daltozo mostra um painel da imigração japonesa para o Brasil, que completou 100 anos em julho de 2008. O livro conta a história da colônia japonesa de Martinópolis (SP) desde 1926, quando chegou a primeira família, até os dias atuais. Repleto de depoimentos e mais de 200 fotografi as históricas sobre a colônia japonesa, trata-se de um livro para ser lido e guardado, para que as futuras gerações saibam como foram os tempos heróicos vividos por esses desbravadores. Para adquirir a obra entre em contato com o autor pelo e-mail jcdaltozo@uol.com.br ou pelo telefone (18) 3275-1168.

3Relatos da Aldeia
Gilvanni de Amorim, Ag. Cidade Verde, Terezina (PI)
Edições Pulsar
243 páginas
Os contos e crônicas deste livro são ambientados em São João do Piauí, cidade do Semi-Árido piauiense. O escritor, movido pela paixão e pela memória, valoriza a terra que lhe deu berço, realçando-lhe a geografi a, a fé e os costumes de sua gente. Os contos traçam um painel que vai desde os anos de 1950 até o limiar de 1980. Em linguagem simples, Gilvanni de Amorim persegue a beleza estética e extravasa os limites do espaço narrativo ao inventar, ou reinventar, casos curiosos. Para adquirir o livro, entre em contato com o autor pelo e-mail gilvanni@uol.com.br

4A Grande Partida: Anos de Chumbo
Francisco Soriano, Ag. São José, Rio Branco (AC)
OR editor, 2005
398 páginas

8 páginas O autor Francisco Soriano escreveu esse livro com o cérebro e o coração. Ele não se limita à narração dos fatos que vivenciou, mas explora, com o cuidado de um pensador crítico e compassivo, os meandros dos sentimentos dele próprio e daqueles que fi zeram e fazem parte da sua teia de relações. Ele faz um inventário de episódios de sua vida de militante, à qual foi levado por uma precoce preocupação com a questão social e com os desdobramentos da luta pelo desenvolvimento do país na conjuntura do início dos anos 60. Para adquirir o livro, entre em contato com a editora pelo telefone (21) 2265-3053 ou pelo e-mail oreditor@click21.com.br.

Confira na Sala de Estar do espaço Viver Bem do site da PREVI a divulgação de trabalhos artísticos, acadêmicos e extra-profissionais que expressam a manifestação artística dos participantes da PREVI.