|nº 137| Out/Nov 08

CARTAS
SUPERÁVIT

Sugiro que se publique material sobre a dinâmica econômico-financeira do Sistema Complementar de Previdência. Dessa forma, os associados poderiam se esclarecer sobre o momentoso assunto superávit. Verem respondidas perguntas como: superávit não é algo exclusivo das organizações com fim lucrativo? Esse superávit pode ser distribuído sem prejuízo para o equilíbrio de um fundo? Os fundos podem dispensar a contribuição dos associados sem comprometer a saúde de seus planos? Os associados estão carentes de uma orientação didática sobre o funcionamento dos Fundos de Previdência Complementar, sem vieses político-ideológicos.
Afonso Celso Agrello
Pelotas (RS)

Resposta da PREVI
Sem dúvida, o tema do superávit é um dos mais importantes no âmbito da PREVI.  Em abril de 2007, fizemos uma edição especial da Revista sobre o superávit de 2006.  Como divulgado, o debate para utilização do superávit de 2007 foi suspenso em outubro.  Quando o tema for abordado em nossas publicações, procuraremos ser bastante didáticos e esclarecer as dúvidas que o senhor apontou e outras dos participantes.

DIVULGAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Na entrevista que concedi à Revista PREVI sobre meus livros, informei meu contato para colegas eventualmente interessados. No entanto, meu e-mail daquela época foi desativado. Como posso atualizá-lo?  
Cláudio de Oliveira
São Paulo (SP)

Resposta da PREVI
Alterações de endereço ou atualização de dados pessoais devem ser feitas pelo site, Seção Auto-atendimento.  Esse é o caminho para manter o cadastro atualizado na PREVI, o qual é privativo. Para ser encontrado por colegas do Banco, o caminho é diferente: entre na Sala do Participante do site, na Seção Cadê Você. É um espaço novo, criado para reaproximar participantes que, por algum motivo, perderam contato no decorrer dos anos. O acesso é restrito, ou seja, é necessário fazer login (informar matrícula e senha) para pesquisar dados de colegas e para autorizar sua própria participação. Quanto à entrevista divulgada no site, o e-mail foi corrigido.

LIVRO SOBRE SAÚDE CORPORATIVA

Num dos últimos números da Revista PREVI (que lamentavelmente não consigo encontrar), na seção Espaço Livre, havia informação sobre livro de co-autoria de Renato Chaves, ex-diretor da Dipar, abordando reunião de conselhos em empresas.  Dado meu interesse no assunto, muito estimaria se me fosse informado o nome da obra e como adquiri-la.
Dagildo de Jesus Rodrigues
Campinas (SP)

Resposta da PREVI
O livro de co-autoria do ex-diretor de Participações da PREVI, Renato Chaves, intitula-se Governança Corporativa – Conselhos que perpetuam empresas. Para adquiri-lo,  entre em contato com a editora pelo telefone (11) 3670-2500 ou acesse o site www.editoragente.com.br.  A resenha pode ser conferida na edição de agosto da Revista PREVI. A versão online está disponível no site da previ, na Seção Publicações.

Envie suas cartas para Revista PREVI: Praia de Botafogo, 501, 4º andar, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22250-040 ou acesse o site. As correspondências devem trazer o nome completo e endereço do participante. Por razões de espaço disponível e de clareza, as mensagens poderão ser publicadas de forma reduzida. O editor reserva-se ainda o direito de selecionar as cartas a serem divulgadas.