A PREVI acredita que é possível obter rentabilidade de seus investimentos sem abrir mão do papel social. Por isso, estimula a adoção de iniciativas socialmente responsáveis pelas empresas das quais participa. Ela própria, resguardadas as limitações legais, vem buscando desenvolver ações que contribuam para a reversão do quadro social brasileiro.


PREVI contribui para a geração de mais de 62 mil empregos

Importante fonte de informação sobre a realidade social das empresas brasileiras, o Relatório Anual de Responsabilidade Social Empresarial tem se tornado cada vez mais uma referência no País. Em 2003, 114 empresas participaram, o que corresponde a 85% das organizações das quais a PREVI é acionista. Os resultados do Balanço Social mostram que a PREVI contribuiu para a geração de 62.308 empregos diretos e uma geração de impostos pagos pelas empresas no valor de R$ 2,23 bilhões.


Projeto Berimbau vai gerar empregos e qualidade de vida

Uma parceria entre PREVI, Fundação Banco do Brasil, Sauípe S.A. e o Ministério do Trabalho e Emprego resultou no Projeto Berimbau, que visa a oferecer melhores condições de vida aos seis mil moradores de comunidades vizinhas do empreendimento Costa do Sauípe, localizado a 70 km de Salvador (BA). O programa envolve R$ 2,4 milhões de investimento em 26 projetos voltados para gerar educação, emprego e renda a uma população que, em sua maioria, vive abaixo da linha da pobreza. A taxa de analfabetismo na região é de 45%. Além de trazer benefícios para a sociedade, o Projeto Berimbau leva um diferencial à Costa do Sauípe, por mostrar-se um empreendimento responsável do ponto de vista ambiental e social.


Apoio ao Fome Zero

Apesar das restrições na legislação no que diz respeito a doações e patrocínios, a Diretoria busca maneiras de apoiar o Programa Fome Zero. Uma forma de contribuir é criar mecanismos que incentivem a participação de aposentados e pensionistas, bem como o engajamento das empresas nas quais a PREVI tem participação.

Nesse sentido, o contracheque dos assistidos da PREVI também ganhou uma função social. Por meio dele, a PREVI direcionou produtos doados por empresas parceiras a entidades assistenciais cadastradas pelo Banco do Brasil no Programa Fome Zero. Isso representou doações em eletrodomésticos e remédios para 126 instituições carentes em todo o País.