Como parte do processo de aprimoramento da gestão, o Orçamento do ano foi aprovado ainda no começo de janeiro, o que permitiu visão global das disponibilidades para o ano. O trabalho foi feito a partir das prioridades definidas de forma consensual no Planejamento Estratégico para 2004/2008.


Como parte do trabalho de formulação da Política de Investimentos para o período 2005/2012, foram promovidas apresentações de cenários macroeconômicos pelos para o corpo funcional da PREVI e para representantes do Banco do Brasil. O objetivo das palestras foi a atualização das premissas macroeconômicas e projeções de longo prazo.

Posteriormente esse trabalho (cenários e projeções macroeconômicas) foi disponibilizado para membros de conselhos de administração de empresas.


Foi desenvolvida metodologia de Risco Corporativo, que permite vincular o valor econômico das empresas e imóveis nas quais a PREVI tem participação a uma medida clara de risco. O trabalho vai permitir a realizações de projeções sobre mudanças nos valores desses ativos em função dos riscos de mercado e dos riscos específicos do negócio. Será possível também comparar ativos com base em uma mesma metodologia - que leve em conta o risco e o retorno - para tomada de decisões de aporte ou desinvestimento.
Entre as atividades do período merece destaque também a implantação do “Sistema de Limites Operacionais para Instituicões Financeiras”, que atualiza o limite operacional de bancos.


Além das atividades de rotina, foram realizadas atividades na área de desenvolvimento e manutenção de sistemas (homologação do novo site e intranet, sistema de votação, renda fixa, gestão de caixa, projeto risco de liquidez etc.) e produção (maximização do espaço na rede).


Atração de Pessoal

O processo de recrutamento e seleção foi aprimorado, com atualização do perfil profissiográfico, análise curricular e avaliação comportamental.


Treinamento e Desenvolvimento

A Política de Educação Corporativa foi revisada a partir da identificação de novas necessidades da Instituição. Foi promovida seleção de bolsas de incentivo nas modalidades idiomas, graduação, pós-graduação stricto e lato sensu. Buscou-se identificar também curso de extensão em previdência complementar a ser ministrado internamente.